4 dicas essenciais para ser um franqueado de sucesso

Abrir uma franquia é uma excelente opção para quem deseja aproveitar a força de uma empresa reconhecida pelo mercado em seu próprio negócio. No entanto, é preciso investir no relacionamento entre os dois lados para que a parceria seja proveitosa para ambos. Nesse sentido, como ser um franqueado de sucesso?

Neste post, elaboramos dicas essenciais para construir uma ligação perfeita com o seu parceiro de negócios. Boa leitura!

1. Tenha identificação com o propósito da franqueadora

Imagine um empreendedor que tem grande preocupação com o meio ambiente e, em seu trabalho, está determinado a fazer a diferença e contribuir para um mundo menos poluído.

No entanto, a rede de franquias que ele escolheu para ser parceiro não tem preocupação nenhuma em desenvolver práticas sustentáveis ou investir em tecnologias que diminuam o impacto do homem na natureza.

Esse desalinhamento de objetivos será motivo para a frustração do empreendedor e pode dificultar a relação entre as duas partes. Por essa razão, o primeiro ponto que precisa ser analisado ao escolher em qual franquia você deseja investir tempo e dinheiro é se os valores do negócio estão de acordo com os seus.

2. Mantenha a padronização da franquia

Não se engane: quem deseja abrir uma franquia para se ver livre das ordens e das obrigações impostas por um chefe não realizará seu sonho. Ainda que seja possível administrar sua rotina de forma bastante autônoma, ser um franqueado significa seguir as regras e os padrões determinados pela franqueadora.

Um franqueado de sucesso, dessa forma, precisa estar atento às orientações e às normas estipuladas pela rede. A observância dessas condições é, inclusive, uma das razões pelas quais normalmente os empreendedores optam pelo franchising. Afinal, um dos diferenciais dessa modalidade de negócios é justamente a transferência da experiência da marca principal ao parceiro.

3. Busque capacitação para se tornar um franqueado de sucesso

Saber administrar uma empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio — inclusive das franquias. Por mais que a franqueadora dê diretrizes e ofereça suporte e consultoria durante todo o processo, é dever do franqueado enfrentar os desafios do dia a dia do empreendimento para que ele opere da melhor maneira possível.

Se você não tem experiência em administração, é recomendado buscar algum tipo de formação na área. Fluxo financeiro, relacionamento com o cliente, gestão de fornecedores e planejamento estratégico são alguns dos temas que o empreendedor precisa dominar para se diferenciar no mercado.

4. Procure o suporte da franqueadora em caso de dúvidas

Por fim, busque o apoio da franqueadora sempre que precisar. É um grande erro tentar ser autossuficiente e não utilizar esse recurso. O suporte ao franqueado é um dos principais diferenciais na estruturação do negócio e você deve aproveitá-lo para gerar vantagem competitiva diante da concorrência.

Além de aumentar as chances de sucesso do seu negócio, o apoio do franqueador contribui para estreitar o relacionamento entre as duas partes. É uma oportunidade para a rede observar o empreendimento e perceber o comprometimento do parceiro.

5. Dedicar totalmente à franquia

Muitos empreendedores acreditam que é possível ter sucesso em uma franquia e em outros negócios ao mesmo tempo. No entanto, para ser um franqueado de sucesso é preciso ter dedicação total.

Isso porque é necessário conhecer os procedimentos da franquia (padrões de operação e processos) e lidar com diferentes informações que são inerentes a qualquer negócio. Entre elas estão o funcionamento das áreas de vendas, marketing, finanças, recursos humanos e outros departamentos essenciais no funcionamento de qualquer organização.

6. Relacionar bem com o público

Sem dúvida, trata-se de um dos fatores mais importantes para o sucesso das franquias. Caso tenha um bom relacionamento com o cliente, o número de vendas aumentará na companhia. Além disso, será mais fácil fidelizar mais consumidores, contribuindo para que a empresa ganhe destaque no mercado.

Um dos principais pontos que ajudam nisso é um bom atendimento ao cliente. Seja no momento de atendê-lo diretamente, na compra por meio de um balcão, no momento do pagamento no caixa ou via telefone. Em todas essas situações os consumidores buscam ser tratados com cordialidade, respeito e esperam que as suas questões sejam solucionadas.

Considerando a importância disso, procure investir em treinamento para o pessoal responsável pelo atendimento em público e busque responder os comentários feitos pelos clientes, mesmo os feedbacks negativos. Essas ações ajudaram construir mais valor para a sua marca e, consequentemente, mais pessoas terão uma imagem positiva em relação ao negócio.

7. Ter boa gestão financeira

Trata-se de um dos aspectos mais importantes para ser um franqueado de sucesso. Isso porque a gestão financeira garantirá o funcionamento do negócio — caso os gastos sejam maiores do que as receitas, fica inviável manter a empresa no mercado. Essa realidade não é diferente em relação às franquias.

Nesse sentido é fundamental analisar o fluxo de caixa e conhecer todas as fontes de receitas e despesas. Nesse momento observe os ganhos provenientes em vendas pela franquia nos últimos 12 meses. Essa ação permitirá que você verifique os períodos de sazonalidade (apresentam maiores ou menores ganhos) e, ao mesmo tempo, saiba o quanto pode gastar e o quanto pode investir sem comprometer as finanças da organização.

Com essas informações, portanto, você saberá o momento ideal de fazer novos investimentos para a sua empresa. Pode ser, por exemplo, contratar novos funcionários, abrir novas filiais, vender novos produtos ou serviços na franquia, investir em campanhas de marketing, entre outras ações.

8. Cuidar das pessoas

O sucesso da franquia também depende do engajamento dos funcionários. Isso porque eles serão os responsáveis por pensar em ideias ou soluções com intenção de melhorar os resultados da empresa, oferecer um bom atendimento ao cliente e efetuar as vendas as compras realizadas pelos consumidores.

Por isso, é fundamental investir sempre na capacitação de toda a equipe. Esse procedimento pode ser feito por meio da realização de treinamentos periódicos. Eles podem ser, por exemplo, sobre técnicas de vendas, atendimento ao cliente, entre outros temas pertinentes a área de atuação do seu negócio.

Além disso, é essencial verificar tempo na transmissão dos valores da companhia e orientar constantemente os empregados na execução das tarefas. Com uma equipe mais dedicada, a franquia conseguirá implementar estratégias de crescimento mais facilmente e, consequentemente, se destacar no mercado.

9. Investir no marketing local

Não se deve esperar apenas que o franqueador ou o dono da franquia indique quais são as melhores estratégias de marketing local para uma determinada unidade. Isso porque cada região pode ter hábitos, comportamentos, necessidades e costumes diferentes. Por esse motivo, é extremamente importante pesquisar detalhadamente e buscar informações precisas sobre o mercado local.

Esse conhecimento ajudará você a definir quais são as ações a serem desenvolvidas com a intenção de favorecer a divulgação de uma imagem positiva da sua empresa, fidelizar mais clientes e aumentar o número de vendas do seu estabelecimento.

Procure também manter um bom relacionamento com os clientes, pois isso ajudará a aumentar a cartela de consumidores. Busque sugerir também ações inovadoras a serem desenvolvidas para unidade. Pode ser, por exemplo, parcerias, investimentos em publicidade, exemplos abertos ao público etc.

10. Buscar inovação

Sem dúvida alguma, para se diferenciar no mercado é necessário inovar. Afinal de contas, sem isso não tem como a franquia destacar. Por esse motivo, é fundamental que você traga sempre novas ideias e procure sugerí-las ao franqueador. Caso perceba, por exemplo, se um produto é mais vendido do que o outro, por que não pensar em uma ação conjunta que visa aumentar o consumo de ambos?

Além disso, dependendo da realidade e do modelo da franquia, você pode sugerir novas ideias de promoções, outras abordagens no momento de vender um produto ou serviço ao consumidor, entre outras possibilidades.

Dessa maneira, é necessário estar antenado em relação a tudo que acontece empresa e aos fatores que podem influenciar as operações. Esse conhecimento ajudará você a fornecer melhores ideias e alternativas para a franqueadora. A partir do aval dela, será possível colocar todas essas estratégias em prática.

11. Ser determinado

Não há dúvidas de que os empreendedores precisam ter muita determinação para colocar todas as ideias em prática e fazer com que o produto ou serviço ganhe destaque no mercado. Essa realidade não é diferente em relação às franquias.

Em qualquer negócio é normal passar por algumas dificuldades ou enfrentar alguns obstáculos na jornada. No entanto, a perseverança e a determinação são características essenciais e elas são fundamentais para conseguir desempenhar uma franquia referência no mercado. Os empreendedores de sucesso são aqueles que vencem as barreiras com muita determinação e isso não é diferente em relação às franquias.

12. Ser organizado

Trata-se de uma das principais características para ser um franqueado de sucesso. Isso porque é impossível ter um negócio bem sucedido sem ter organização. Todas as franquias que se destacam no mercado são organizadas tanto nos processos internos quanto nos externos.

Não é segredo para ninguém que não é fácil administrar os negócios, inclusive as franquias. É necessário cuidar de vários departamentos, como finanças, marketing, recursos humanos, vendas etc. Por esse motivo, os gestores que são organizados conseguem administrar melhor o negócio e isso, consequentemente, favorece seu crescimento e desenvolvimento.

Não há mistério: para ser um franqueado de sucesso, é preciso trabalhar duro, buscar capacitação profissional, seguir as regras determinadas pela franqueadora e utilizar ao máximo o conhecimento e a experiência da rede no dia a dia do seu negócio. Ao seguir essas dicas, é possível construir um relacionamento duradouro e lucrativo entre os parceiros.

Você está interessado em saber mais como ser um franqueado de sucesso? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre empreendedorismo, em primeira mão, no seu e-mail.