4 dicas essenciais para ser um franqueado de sucesso

Investir em uma franquia é uma excelente opção para quem deseja aproveitar a força de uma empresa reconhecida pelo mercado em seu próprio negócio. Mas, afinal, como criar uma franquia de sucesso? Em linhas gerais, é preciso investir no relacionamento entre os dois lados para que a parceria seja proveitosa para ambos.

Pensando nisso, elaboramos 4 dicas essenciais para ajudá-lo a construir uma ligação perfeita com o seu parceiro de negócios. Ainda reunimos algumas dicas extras — caso queira transformar sua empresa em uma rede de franquias. Boa leitura!

Como se tornar um franqueado bem-sucedido?

O mercado de franquias vem atravessando um crescimento exponencial nos últimos anos e o modelo de negócios adotado nesse tipo de segmento já é visto como uma excelente alternativa para empreender sem incorrer aos mesmos riscos de investimentos que são comuns nos modelos tradicionais. Por isso, veja como se tornar um franqueado bem-sucedido.

1. Tenha identificação com o propósito da franqueadora

Imagine um empreendedor que tem grande preocupação com o meio ambiente e, em seu trabalho, esteja determinado a fazer a diferença e contribuir para um mundo menos poluído. No entanto, a rede de franquias que ele escolheu para ser parceiro não tem preocupação nenhuma em desenvolver práticas sustentáveis — nem mesmo investir em tecnologias que diminuam o impacto do homem na natureza.

Esse desalinhamento de objetivos será motivo para a frustração do empreendedor e pode dificultar a relação entre as duas partes. Por essa razão, o primeiro ponto que precisa ser analisado ao escolher em qual franquia você deseja investir tempo e dinheiro é se os valores do negócio estão de acordo com os seus.

2. Mantenha a padronização da franquia

Não se engane: quem deseja abrir uma franquia para se ver livre das ordens e das obrigações impostas por um chefe não realizará seu sonho. Ainda que seja possível administrar sua rotina de forma bastante autônoma, ser um franqueado significa seguir as regras e os padrões determinados pela franqueadora.

Dessa forma, um franqueado de sucesso precisa estar atento às orientações e às normas estipuladas pela rede. A observância dessas condições é, inclusive, uma das razões pelas quais normalmente os empreendedores optam pelo franchising. Afinal, um dos diferenciais dessa modalidade de negócios é justamente a transferência da experiência da marca principal ao parceiro.

3. Busque capacitação para se tornar um franqueado de sucesso

Para entender melhor sobre como criar uma franquia de sucesso, é fundamental saber administrar uma empresa. Por mais que a franqueadora dê diretrizes e ofereça suporte e consultoria durante todo o processo, é dever do franqueado enfrentar os desafios do dia a dia para operar da melhor maneira possível.

Se você não tem experiência em administração, é recomendado buscar algum tipo de formação na área. Fluxo financeiro, relacionamento com o cliente, gestão de fornecedores e planejamento estratégico são alguns dos temas que um empreendedor precisa dominar para se diferenciar no mercado.

4. Procure o suporte da franqueadora em caso de dúvidas

Por fim, busque o apoio da franqueadora sempre que precisar. É um grande erro tentar ser autossuficiente e não utilizar esse recurso. O suporte ao franqueado é um dos principais diferenciais na estruturação do negócio e você deve aproveitá-lo para gerar vantagem competitiva diante da concorrência.

Além de aumentar as chances de sucesso do seu negócio, o apoio do franqueador contribui para estreitar o relacionamento entre as duas partes. Ou seja, essa é uma grande oportunidade para a rede observar o empreendimento e perceber o comprometimento do seu novo parceiro.

Como criar uma franquia de sucesso?

Transformar uma empresa em uma franquia de sucesso pode ser muito vantajoso, especialmente porque expandir as áreas de atuação com o auxílio de outros investidores reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso de qualquer negócio. Entretanto, esse processo é bastante complexo e demanda muita atenção em alguns procedimentos legais.

Assim, para obter êxito na transição do modelo de negócio para franquias, é necessário analisar a situação legal, formatar o modelo da franquia, elaborar um projeto de ampliação das novas unidades, bem como definir os contratos da franquia e estabelecer os processos para selecionar os franqueados.

Faça uma análise da situação legal da empresa

Antes de começar a expandir a sua empresa por meio de franquias, é fundamental investigar se todas as questões legais estão em conformidade, principalmente em relação ao registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Formate o modelo da sua franquia

Para dar prosseguimento no processo de transformação da sua empresa em uma franquia, é preciso seguir algumas regras. Sendo assim, o próximo passo é formatar o modelo de franquia que pretende estabelecer, registrando em um plano de negócios todas as informações relevantes, principalmente de ordem financeira (taxas, royalties, fluxo de caixa, retorno de investimento, entre outros).

Elabore um projeto de ampliação das novas unidades

Após o estudo inicial das ações, é hora de determinar os processos de expansão da franquia. Defina o local em que será instalada a matriz e atraia investidores para o negócio a partir do crescimento dessa rede.

Defina o modelo de contratos da franquia

Para criar uma franquia de sucesso, é preciso elaborar os contratos que estabelecerão o relacionamento entre franqueador e franqueados. Além de garantir os direitos e deveres, documentos como o COF (Circular de Oferta de Franquia) são indispensáveis para a venda das franquias, uma vez que nele deverá constar a situação financeira da empresa, bem como os passos que o franqueado deve seguir para se associar.

Estabeleça os processos de seleção e critério de venda

Nem todos os interessados poderão se tornar franqueados, pois é necessário haver um processo seletivo minucioso e que todos estejam de acordo com os critérios de venda estabelecidos pela franqueadora. Entre os principais processos de seleção, devem estar a busca pelo perfil ideal do investidor ao considerar seus ideais e metas.

Encontrar empreendedores capazes de elevar o nível da franqueadora é um desafio. Por isso, é importante divulgar a franquia e contar com um plano de marketing bastante eficiente a fim de atrair investidores. Para isso, é possível buscar apoio em feiras de negócios do seu setor, além de palestras e revistas especializadas.

Concluindo, não há mistério em criar uma franquia de sucesso: é preciso trabalhar duro, buscar capacitação profissional, seguir as regras determinadas pela franqueadora e utilizar ao máximo o conhecimento e a experiência da marca no dia a dia do seu negócio. Ao seguir essas dicas, é possível construir um relacionamento duradouro e lucrativo entre os parceiros.

Agora que você sabe como se tornar um franqueado de sucesso e construir uma franquia de alto nível, entre em contato com a Casa do Construtor e faça parte desse time que cresce a cada dia!

    wpChatIcon