4 razões para não investir em uma franquia

Nos dias atuais, investir em uma franquia costuma ser um excelente plano para quem deseja entrar no mundo dos negócios. Seguir um modelo empresarial testado e aprovado parece o investimento perfeito, portanto, o que poderia dar errado? A resposta é: muita coisa!

investir em uma franquia

Ainda que o sistema de franquias pareça uma opção segura de negócio, vale a pena aprofundar-se no assunto antes de apostar seus recursos nessa opção. Existem muitas razões para realizar este investimento e já mostramos algumas delas por aqui. Mas, hoje, a abordagem será diferente. Listamos 4 razões para não investir em uma franquia. Quer saber quais são elas? Descubra a seguir.

1. Querer trabalhar pouco

Se você espera trabalhar pouco, as franquias não são para você. Como se dá em qualquer área, uma franquia exige dedicação, tempo e envolvimento. Por isso, é importante avaliar qual o seu perfil empreendedor antes de escolher o investimento certo para o seu dinheiro.

Nem todos estão dispostos a sacrificar algumas noites ou finais de semana em prol de uma atividade. Reflita sobre seus objetivos de vida antes de considerar a oportunidade de negócio, marca ou expectativa de retorno.

2. Não ter o investimento suficiente

A montagem de uma loja nesse sistema gera inúmeros custos, além da conhecida taxa de franquia. Faça uma avaliação realista e perceba se você dispõe de reserva suficiente para suprir os custos fixos enquanto o negócio ainda não alcançar o fluxo de vendas esperado.

Capital de giro é o nome desse montante que custeará as despesas operacionais da franquia. Por definição, trata-se da diferença entre o seu próprio capital e o que é gasto com o negócio, devendo estar sempre disponível em caixa para qualquer emergência.

3. Desejar autonomia nas decisões

O maior benefício de investir em uma franquia consiste em receber do franqueador todo o conhecimento adquirido ao longo de sua experiência no segmento. Essa orientação pode ser bastante valiosa, especialmente para o empreendedor iniciante.

Por outro lado, não é o ideal para determinados perfis de empresários. É preciso se adaptar a uma série de regras e modelos previamente definidos. O que é sinônimo de segurança para alguns, pode não ser o ideal para quem gostaria de mais liberdade e criatividade em seus negócios. Reflita sobre isso e descubra com qual grupo você se identifica.

4. Não se identificar com o segmento

Selecionar a melhor franquia para você vai além dos números que ela apresenta em termos de resultados (ainda que esses dados sejam muito importantes). Lembre-se de que você está fazendo um investimento a longo prazo e provavelmente trabalhará no segmento por anos a fio.

Como não existe franquia perfeita, pondere a relação entre custos e expectativa de retorno, histórico de lucratividade, concorrência, entre outros fatores. Visite alguma loja da marca em diferentes períodos. Pesquise sobre a sua reputação no mercado. E só então, com bastante calma e certeza, decida se investir em uma franquia é a escolha certa pra você.

Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco, conheça nosso modelo de franquia e comece agora o negócio.