5 dicas para ser um empreendedor inovador e ter um negócio de sucesso

Ser um empreendedor inovador é um grande diferencial. Aliás, muitos dos empresários mais conhecidos e bem-sucedidos da história possuem essa mesma característica em seu DNA. A questão é: como inovar em meio aos apertos do dia a dia?

empreendedor inovador

Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender o que é um empreendedor inovador. Grosso modo, é possível afirmar que esse é o profissional que sabe identificar problemas, desenvolver e aplicar soluções, de forma diferenciada, para eliminá-lo.

Agora, continue lendo nosso conteúdo e descubra como se tornar um empreendedor que pensa “fora da caixa”, inspira sua equipe a fazer o mesmo e transforma ideias em resultados reais para a empresa. Boa leitura!

1. Cerque-se de pessoas inovadoras

Primeiro, é importante compreender que você é a média das pessoas com quem passa mais tempo. Então, se cultiva relacionamentos com pessoas metódicas e presas à burocracia, dificilmente conseguirá ser alguém realmente inovador.

Em sua empresa, certifique-se de que está próximo de pessoas inovadoras. Seja seus funcionários, fornecedores, investidores ou sócios. Avalie quais são mais inovadores e tente passar mais tempo com eles, compartilhando boas ideias.

2. Gere o máximo de ideias

Criatividade e inovação são coisas diferentes, que fique claro. A primeira está ligada à geração ideias. A segunda, a colocar essas ideias na prática para solucionar problemas específicos. Mas lembre-se sempre: ambas são mutuamente dependentes.

Assim, se quiser ser um empreendedor inovador, deve também ser criativo. Para isso, é importante que conte com todo o seu time de colaboradores — afinal, muitas cabeças pensam melhor do que apenas uma.

Para gerar ideias em equipe é preciso:

  • iniciar reuniões de brainstorming;
  • incorporar a caixa de sugestões ao dia a dia;
  • melhorar a comunicação interna;
  • ser adepto da experimentação.

3. Elimine as barreiras burocráticas

Para inovar é preciso de um ambiente propício, que elimine o stress diário e potencialize a sua criatividade e dos seus profissionais. Mas em um ambiente burocrático isso é realmente impossível.

Veja agora algumas das principais barreiras à inovação:

  • excesso de regras e padrões de conduta;
  • microgerenciamento;
  • centralização demasiada do poder;
  • resistência às mudanças.

Saiba que para ser um empreendedor inovador, é necessária uma equipe inovadora. São poucos os resultados que vêm de um esforço unilateral. Então elimine as barreiras burocráticas e torne o ambiente mais agradável para você e sua equipe.

4. Mantenha-se sempre atualizado

Tudo tem mudado rapidamente. O que é novidade hoje, em poucos meses — ou dias — se tornará obsoleto. Essa é a realidade da indústria 4.0, como é conhecida a quarta revolução industrial. Para inovar nesse contexto, é preciso estar sempre atualizado.

Então cultive o hábito de ler livros e artigos, participar de feiras, workshops, cursos e treinamentos. Estabeleça uma rede de contatos com a qual possa compartilhar novidades do seu interesse. Tudo isso será muito útil.

5. Transforme ideias em resultados

Algumas pessoas são criativas, mas poucas materializam seus pensamentos e transformam-nos em resultados reais. Para ser um empreendedor inovador, é preciso colocar as ideias para trabalhar e produzir resultados. Sem isso, será apenas alguém criativo.

Para tanto, é preciso deixar de lado o medo do fracasso. Saiba que errar é parte natural do processo de inovação. Pense “caso realize isso, o que de pior pode acontecer?”. Se estiver disposto a pagar o preço, arrisque-se!

Veja, essas são nossas dicas. Ao aplicá-las, conseguirá ser alguém realmente inovador e estruturar um negócio de sucesso. Então não as deixe de lado.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para ser um empreendedor inovador? Então aproveite para continua aprendendo e leia nosso conteúdo: xô, crise! Como o mercado de franquias continua crescendo no Brasil.