5 sinais de que está na hora de você ter o seu negócio próprio

Deixar a segurança de um salário fixo para abrir um negócio é muito difícil para algumas pessoas. Mas o receio do negócio não dar certo e outros desafios tornam essa decisão muito complexa. Veja, neste post, 5 sinais de que está na hora de você ter o seu próprio negócio e tome o controle de seu futuro agora mesmo!

Abrir um negócio

1. Precisa de mais autonomia

Você já teve uma grande ideia, sugeriu para os seus chefes e ela foi descartada? Inevitavelmente, você deve ter pensado que, com um negócio próprio, tudo seria diferente. A sua ideia genial seria aplicada e traria grandes lucros para sua empresa, não é mesmo?

Se você está se sentindo desmotivado dentro do emprego atual e precisa de mais autonomia, é o momento certo para começar a andar com as próprias pernas e fazer o seu próprio destino.

Ao abrir um negócio, você toma as rédeas do empreendimento e se torna responsável por todas as decisões do negócio. Assim, as suas melhores ideias saem do papel e ganham forma.

2. Deseja mais flexibilidade

Está cansado de trabalhar sempre no mesmo horário e dedicar o dia inteiro para o seu atual emprego? A rotina de um emprego fixo esgota os empreendedores com o passar do tempo. Uma boa razão para isso é porque somos movidos por desafios e desejamos mais liberdade para cuidar de outras áreas da nossa vida.

No seu atual emprego, você se sente preso e com falta de tempo para fazer o que gosta. Ao abrir um negócio próprio as coisas são diferentes: você define o local, os companheiros e os horários de trabalho.

3. Não se sente realizado

A semana mal começou e você está torcendo para que ela acabe logo? Não vê a hora de chegar o fim de semana ou um feriado prolongado? Mesmo com uma posição de destaque na empresa, isso é normal acontecer — especialmente quando você percebe que as suas chances de crescimento foram esgotadas ou não ocupa o cargo que gostaria.

Já em um negócio próprio, a 1ª regra é fazer aquilo que gosta. Você decide o que fazer e qual posição ocupar em sua empresa e muda o seu cargo quando bem entender.

Além disso, empreender não é apenas abrir um negócio e ser o chefe. Criar uma empresa também está ligado com o sentimento de propósito, ou seja, fazer algo a mais pelo mundo e pelas pessoas que te cercam.

4. Conhece o mercado

Trabalha há anos em um mercado e tem uma bagagem considerável? Então, está na hora de pensar em abrir a sua própria empresa.

Para ter sucesso em qualquer empreendimento, você precisa ter networking e conhecimento do mercado. Quando já se trilhou esse caminho desde o início, fica mais fácil montar um negócio de sucesso.

É provável que já saiba o que funciona e o que não dá certo nesse negócio, tem experiência em diferentes cargos e funções dentro da empresa e, ainda, possui contato com alguns potenciais parceiros para ajudar em seu novo negócio.

Sendo assim, não tenha medo: coloque o seu projeto em prática e use o seu conhecimento para ter um negócio próprio.

5. Tem recursos para abrir um negócio

Ter a vontade de empreender e estar insatisfeito com a vida de empregado não basta. O início de um negócio exige investimento e, se deseja abandonar o emprego imediatamente, vai precisar de uma reserva financeira para se manter até gerar lucros.

Caso já tenha essa verba para investimento e poupança, é mais um motivo para iniciar um empreendimento. Com esse recurso, é possível acelerar os resultados da nova empresa e ainda ficar tranquilo por alguns meses.

Não é fácil descobrir o momento certo para largar o emprego formal e se tornar um empreendedor. Mas os 5 sinais citados ajudam a desvendar esse mistério e melhorar as chances de sucesso nessa empreitada.

Aproveite para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo do empreendedorismo: assine a nossa newsletter!