6 dicas de como escolher o melhor ponto comercial para franquias

Selecionar um bom ponto de vendas e realizar uma divulgação adequada são duas ações primordiais para o sucesso do negócio, visto que a melhor franquia pode não ter sucesso por estar mal localizada. Assim, um bom ponto comercial para franquias é essencial.

Para avaliar corretamente qual é a melhor localização, o investidor deve tomar cuidado com as questões legais, financeiras e estratégicas no momento de realizar a escolha.

Desse modo, a experiência da franqueadora se torna fundamental para ajudar os franqueados a abrirem suas sedes nos locais onde o trabalho de publicidade é reduzido e as características do ponto são apropriadas aos perfis dos seus maiores consumidores.

Neste post, mostraremos seis dicas de como escolher o melhor ponto comercial para franquias. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

escolher-ponto-comercial-para-franquias

1. Potencialidade do mercado

O ponto depende, significativamente, do mercado que está ao seu redor. É necessário traçar um perfil dos bons clientes, considerando itens como quantidade de carros por habitante, renda, recolhimento do ICMS, estilos comerciais e residências. Ou seja, você precisa se certificar de que o seu futuro consumidor realmente transita por aquela área.

2. Vizinhança

Ficar isolado ou longe de outros comércios não é bom, mas é preciso avaliar quem será seu vizinho. A incompatibilidade com alguns serviços é um fator relevante e distancia o cliente. Por exemplo, se você decidir abrir uma loja de perfumes ao lado de uma peixaria, é claro que isso afetará a qualidade dos seus serviços.

3. Estacionamento

Esse é outro ponto importante para quem está à procura de uma área ideal para a instalação de uma franquia. Em vários modelos de organização, como franquias de alimentação e lavanderia, a presença de uma área de estacionamento é um requisito para o sucesso da sua empresa.

4. Acessibilidade para clientes especiais

Um enorme diferencial no segmento de franchising é a questão da acessibilidade para clientes portadores de necessidades especiais. É necessário que as franquias demonstrem esse tipo de cuidado embora ainda não seja uma solicitação legal no Brasil.

5. Legislação específica

No momento de definir a localização do seu ponto comercial para franquia, o empreendedor precisa informar-se na prefeitura da sua cidade sobre a legislação referente ao local, especialmente em relação a possíveis limitações comerciais.

6. Segurança

A segurança das suas unidades é um aspecto essencial na seleção da localidade porque nenhum cliente quer ir a um local que coloque em risco sua vida e seu patrimônio. Sendo assim, confirme que o ponto desejado é seguro.

Além disso, considere investir uma parcela do seu orçamento em apetrechos de segurança, como serviço de proteção privada e câmeras de vigilância. O ideal é escolher um local bem iluminado, pois isso pode inibir a realização de práticas criminosas.

Como mostramos, escolher o melhor ponto comercial para franquias é imprescindível para o sucesso do seu estabelecimento. Por isso, é necessário prestar muita atenção nessa fase do projeto, uma vez que seu empreendimento pode fracassar se estiver mal localizado. Para ajudá-lo, a Casa Construtor Franquia oferece suporte para ponto comercial e implementação de loja.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil? Novas dúvidas surgiram e você gostaria de ter mais informações a respeito? Então confira o nosso post com 4 dicas essenciais para ser um franqueado de sucesso!