Quais são os 6 principais hábitos de empreendedores de sucesso?

Empreender é uma ação que visa a criação de soluções para determinadas demandas existentes no mercado. Devido a isso, o empreendedor precisa ser alguém de visão, antecipando necessidades e destacando-se por realizar atividades distintas dos concorrentes. Você saberia responder, então, quais são os principais hábitos dos grandes empreendedores de sucesso?

Preparamos este artigo especialmente para esclarecer esse assunto. Aqui, abordaremos as características comuns dos empreendedores que mais obtiveram êxito em suas realizações, bem como uma lista com os seus principais hábitos e, por fim, destacaremos a importância de tais hábitos nos seus empreendimentos. Acompanhe!

6-habitos-empreendedores-de-sucesso

Quais são as características comuns dos empreendedores de sucesso?

Antes de tudo, devemos destacar que não há fórmula pronta para se tornar um grande empreendedor: há vários perfis de empreendedorismo e diversas possibilidades. Podemos destacar, por exemplo, Walt Disney pela persistência e criatividade, e Donald Trump, atual presidente dos EUA, pela capacidade de tomada de decisão sob pressão.

Entretanto, mesmo os perfis diferentes de empreendedores, como Walt Disney, Trump ou Silvio Santos, para usar um exemplo nacional, apresentam características comuns que podem te inspirar na construção de empreendimentos de sucesso. Entre as principais, podemos destacar a persistência e o senso de oportunidade.

Você sabia que Walt Disney, antes de se tornar o dono de uma das maiores empresas de animação da história, já chegou até mesmo a morar na rua depois de uma das suas diversas falências que teve ao longo da carreira?

Entretanto, ele sempre acreditou no seu potencial e no da sua equipe, que o fez preservar até emplacar Mickey, que conferiu a ele dinheiro, fama e reconhecimento. Sua história pode ser facilmente conferida no filme Walt Before Mickey, presente na Netflix.

O empresário Donald Trump apresenta a mesma característica, mantendo-se como uma figura de sucesso mesmo após uma série de empreendimentos arriscados (e, algumas vezes, fracassados). Além disso, seu senso de oportunidade foi o responsável por fazê-lo concorrer à presidência dos EUA no ano de 2016, mesmo com todos os analistas alertando que ele não tinha chances.

Silvio Santos é outro visionário com grande senso de oportunidade. Seus negócios foram criados a partir de ideias que tinha ao observar problemas e encontrar soluções para eles, como quando organizou alguns sorteios e premiações nas barcas Rio-Niterói a fim de entreter o público — o que foi nada menos que o embrião de seu modelo televisivo de entretenimento.

Quais são os 6 principais hábitos dos grandes empreendedores?

Vamos lá: o hábito faz ou não faz o monge? Se estivermos nos referindo às suas vestimentas, com certeza não — afinal, já diria outro ditado que não se pode julgar um livro pela capa. No entanto, quando falamos em como a pessoa se comporta diariamente para alcançar seus objetivos de vida, a história muda bastante.

Empreendedores de sucesso não apenas possuem características determinantes. O que os diferencia de outras pessoas é como (e com que eficiência) empregam tais qualidades. Conheça, abaixo, os hábitos definitivos que fazem o empreendedor:

1. Estão atentos a diversos fatores

O bom empreendedor precisa ter uma visão ampla sobre a realidade, atentando a diversos fatores presentes durante a construção do empreendimento (estejam eles relacionados diretamente com o negócio ou não).

Nos dias atuais, o profissional de qualquer campo profissional precisa conhecer muito além do seu campo de atuação. Com o empreendedor não é diferente: ele precisa saber dialogar com vários setores, especialmente com os relacionados às inovações tecnológicas, a fim de inserir essas questões no empreendimento e otimizar os processos.

Para o setor de construção civil, por exemplo, é necessário conhecer os materiais de construção, as técnicas construtivas e saber dialogar com os profissionais. Entretanto, é igualmente importante conhecer metodologias de gestão e softwares da área para, assim, conciliar uma execução precisa com um controle eficiente.

2. Têm uma visão de negócios

A visão de negócios é um dos hábitos que o empreendedor precisa aprender a desenvolver. Ela pode ser estimulada com a prática e com o a leitura de livros sobre o assunto. O já citado Donald Trump, por sinal, escreveu um livro que aborda um aspecto especifico sobre a visão que tem sobre negócios: a negociação.

Este livro, adequadamente chamado a A arte da negociação, aborda as principais atitudes que o autor emprega para conseguir vencer uma negociação — ou de, pelo menos, não sair prejudicado —, adotando uma postura agressiva, autoconfiante e decidida para alcançar seus objetivos.

3. São capazes de resolver problemas

Destacamos anteriormente que empreendedorismo está diretamente ligado com a capacidade de resolver problemas e encontrar soluções para diversas necessidades humanas. Dessa forma, o empreendedor deve ser proativo e estimular a sua criatividade para a solução de problemas, além de nunca desistir de encontrar soluções.

Silvio Santos, por exemplo, tem como principal característica a facilidade de encontrar soluções para os problemas que surgem. É considerado por muitos dentro da empresa do SBT não só como um excelente administrador, mas também um exímio gestor de relações pessoais, característica fundamental para um empreendedor.

4. Estão dispostos a fracassar

empreendedor de sucesso deve estar disposto a viver altos e baixos antes de alcançar o seu auge profissional e sempre acreditar no seu potencial para não colocar tudo a perder. Já imaginou se Walt Disney tivesse desistido e procurado outra carreira qualquer? Jamais teríamos conhecidos obras e personagens memoráveis, como Mickey, Pateta, Pato Donald e tantos outros.

Embora o empreendedor deva se preparar para fracassar, o fracasso nunca deve ser visto como aceitável ou estritamente necessário, embora ele possivelmente ocorrerá durante a carreira de um empreendedor de sucesso. Lembre-se: todos os empreendedores de sucesso que citamos neste texto enfrentaram problemas em algum momento (ou vários momentos!) na vida.

5. Usam o dinheiro para obter mais dinheiro

Uma das características mais marcantes de um dos empreendedores brasileiros mais conhecidos, Silvio Santos, é a de usar o dinheiro obtido de seus negócios para investir nas próprias empresas e em outras alternativas de ganhar dinheiro.

Esse fato é destacado em A Fantástica História de Silvio Santos, biografia escrita por Arlindo Silva. Nela, afirma-se que o carioca sempre viveu com seu salário de animador, enquanto os lucros das empresas são usados para investir nos próprios negócios.

Para estimular este tipo de mentalidade, é necessária muita disciplina e não deixar que pensamentos de curto prazo coloquem tudo a perder.

6. Leem bastante

Engana-se que a leitura é um hábito presente apenas no círculo intelectual ou acadêmico. Grandes gestores e empreendedores também têm o hábito de realizar leituras de forma constante.

Entre as leituras feitas, além de obras relacionadas a sua área de atuação, podemos encontrar materiais que abordam diversos tipos de assuntos, como atualidades, curiosidades e até romances dos mais diversos gêneros. O subversivo Elon Musk, CEO da Tesla Motors, já revelou ter ficções como O Senhor dos Anéis e O Guia do Mochileiro das Galáxias entre seus livros favoritos.

Esse hábito é importante para desenvolver o raciocínio e abastecer o empreendedor com uma série de conhecimentos sobre diversos assuntos, abrindo seus horizontes não só para novas possibilidades de negócio, mas também para maneiras diferentes de encarar sua realidade.

Embora não exista fórmula pronta para se tornar um empreendedor de sucesso, há certas características e hábitos comuns a todos eles. Apresentamos as principais ao longo do texto, ligando-as a nomes como Walt Disney, Donald Trump e Silvio Santos. Desenvolva estes hábitos e aumente suas chances de montar o empreendimento de sua vida!

Gostou do texto? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os hábitos dos empreendedores de sucesso?