Você sabe como divulgar a sua franquia na internet? Veja aqui

Você tem dúvidas sobre como divulgar a franquia na internet? A gente entende! São muitas opções de canais e ferramentas para esse fim, o que dificulta ainda mais na hora de escolher as melhores. A falta de conhecimento necessário é outro complicador.

divulgar franquia na internet

Independentemente se você é franqueado ou franqueador, a divulgação na internet deve estar entre as suas estratégias de marketing. As empresas não sobrevivem mais fora do mundo online — e parte de seu sucesso depende disso.

Para divulgar a franquia na internet do jeito certo, você pode seguir por alguns caminhos. Veja quais são eles!

Dicas de como divulgar a franquia na internet

Antes de você iniciar o trabalho de divulgação, a sua franquia deve estar formatada e com: modelo de negócio testado, planejamento de expansão para que a distribuição seja feita de forma eficiente; e suporte definido para todos os setores que precisarem.

Tudo pronto? É o momento de se apresentar para seu público-alvo. Acompanhe as nossas dicas!

Busque empresas competentes para a criação do site da franquia, pois ele será o cartão de visita em que constarão todas as informações relevantes sobre seu negócio. Precisa ser responsivo, padronizado com o design da loja, assim como apresentar:

  • páginas sobre a empresa e seus diferenciais;
  • treinamentos;
  • número de lojas;
  • imagens de produtos e das lojas dos franqueados;
  • valores dos investimentos necessários;
  • suporte;
  • formulário de contato.

Também é bacana informar tanto no site quanto nas lojas físicas que a marca está à procura de novos franqueados. Pense: se seu cliente é fã dos produtos e do atendimento, ele poderá se tornar um investidor.

Faça um planejamento de marketing

Primeiramente, em um planejamento de marketing é preciso definir seus objetivos e metas a serem alcançadas, bem como os prazos para a execução de cada ação. Feito isso, analise quais as características de seu público-alvo.

Existem ferramentas na internet que podem ajudar você a conhecer quem são as pessoas que visitam seu site. Após, crie uma persona para que possa entender o comportamento de seu cliente — vamos falar mais sobre a persona daqui a pouco.

Outra etapa importante do plano é definir quais meios serão utilizados para divulgar seu negócio. O ideal é que eles possam ser monitorados, para você saber quais estão gerando mais tráfego e conversão. Por exemplo:

  • links patrocinados no Google, com o AdWords;
  • modalidade busca orgânica;
  • campanhas de e-mail marketing;
  • marketing de conteúdo em blog;
  • marketing de relacionamento em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e LinkedIn.

Por fim, desenvolva um conteúdo de qualidade e que seja fácil de ser encontrado — tanto em forma de anúncio como de artigo para blog. A divulgação desses materiais deve ser feita dentro de um cronograma estipulado.

Crie lista de e-mails

Uma ótima forma de conversar diretamente com seu cliente é por meio de uma estratégia de e-mail marketing. O primeiro passo é capturar leads em seu site ou nas suas redes sociais. Assim, será possível divulgar conteúdos de interesse dessas pessoas e, consequentemente, potencializar o número de vendas.

Você pode enviar e-mails educativos sobre como usar determinado item, além de divulgar produtos e temas relacionados à sua área de atuação. A proposta é sempre agregar valor ao dia a dia do seu cliente.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são um meio de divulgação importantíssimo nos dias atuais. Portanto, a dica é verificar em quais delas o seu público se encontra para, então, criar os perfis da sua empresa naquelas com maior potencial.

Uma vez nesse ambiente, trace estratégias para atingir seus clientes de forma que cause o interesse deles em interagirem com sua marca.

Suas ações podem ser orgânicas e pagas. No entanto, é aconselhável trabalhar com as duas ao mesmo tempo. Com os anúncios pagos, você impactará não somente as pessoas que seguem o seu negócio, mas também as que têm interesse em sua área de atuação.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio permite que o seu cliente encontre a sua empresa com mais facilidade. Nessa ferramenta, você registrará:

  • endereço;
  • telefone;
  • site;
  • horários de funcionamento;
  • serviços oferecidos;
  • imagens de produtos.

O Google Maps já apontará a localização do seu estabelecimento. Bem prático, não é mesmo?

Divulgue em portais especializados

Caso você seja um franqueador e queira divulgar sua marca para captar novos investidores, é indicado divulgar sua franquia em portais especializados. Ela ficará conhecida no ambiente virtual, já que o público que buscar informações sobre o assunto acessará sites desse segmento.

A franquia poderá aparecer nos portais em vários formatos de publicação, como notícias, anúncios, publieditoriais com conteúdos sérios e que chamem a atenção do leitor.

Considere contratar uma agência de marketing digital

Sua empresa não tem um departamento específico para marketing digital ou quer acelerar o processo? Existem agências de marketing digital que desenvolvem desde o planejamento até a execução de sua comunicação online.

Por ser uma tarefa mais complexa, a equipe especializada determinará as melhores condições e ações a serem realizadas para que a franquia atinja o objetivo esperado. Além disso, vai monitorar constantemente para fazer os ajustes que forem precisos.

A importância de analisar seu público-alvo

O público-alvo são consumidores, empresas e organizações que têm o mesmo interesse nos produtos ou serviços que sua franquia vende.

É importante fazer essa análise para definir as estratégias mais adequadas. Sua empresa precisa fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações a respeito dessas pessoas e, assim, ter mais condições de se relacionar com elas. Isso vai abranger, entre outros fatores:

  • comportamento de compra;
  • classe social;
  • números demográficos e geográficos;
  • hábitos de consumo;
  • condições financeiras.

Além do público-alvo, existe a persona, que oferece uma visão mais específica sobre o consumidor. Ela segmenta mais o público e facilita as estratégias mais personalizadas para seus clientes. Com isso, os resultados são bem efetivos.

Para estabelecer a persona do seu negócio, você vai criar um cliente semifictício e detalhar vários elementos. Alguns deles são:

  • nome;
  • idade;
  • estado civil;
  • gostos;
  • dúvidas em relação ao seu produto ou serviço;
  • objetivos que ela quer alcançar.

Ao identificar o seu público-alvo e a sua persona, você saberá um pouco de suas vidas para unir as informações desse grupo e conhecer as dores comuns deles. Veja quais problemas os seus clientes conseguirão resolver com a ajuda dos seus produtos ou serviços, e de que forma poderão utilizá-los.

Divulgar a franquia na internet é essencial para aumentar a sua visibilidade e o seu faturamento. Conte com profissionais capacitados para desenvolver esse trabalho da melhor forma. Assim, você não desperdiça tempo e nem dinheiro.

Está precisando de suporte para melhorar os resultados da sua franquia? Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos a oferecer!