Como escolher um bom ponto comercial para o seu negócio

Encontrar o melhor ponto comercial para abrir a sua franquia de construção civil não é uma tarefa fácil. Como a localização do ponto comercial significa 50% do sucesso do negócio, cada imóvel é específico para um determinado ramo. Um barracão, por exemplo, pode não ser bom para a sua franquia, enquanto que esse espaço será ótimo para outro tipo de empresa.

Por isso, é importante confiar na experiência de seu franqueador para lhe indicar o local mais viável.

Neste artigo, vamos apresentar alguns aspectos importantes na hora de se procurar pelo ponto comercial ideal. Vamos lá?

Como escolher o ponto comercial ideal?

Na hora de escolher um ponto comercial ideal, é preciso levar em consideração todas as possibilidades disponíveis, como lojas em shoppings ou em ruas. Porém, é preciso analisar muito bem as características específicas de cada espaço.

Geralmente, os shoppings têm muitas lojas de franquias devido ao grande movimento de pessoas que procuram por um único espaço com estacionamento, diversidade de produtos, horário comercial ampliado e segurança para realizar as suas compras.

No entanto, a empresa fica presa a algumas regras do shopping e os custos são bem elevados. Além do aluguel do espaço, existe o pagamento de condomínio e outras taxas administrativas ou de funcionamento.

Já as lojas de rua proporcionam flexibilidade nos horários e permitem que você desenvolva as ações de marketing mais adequadas para o seu negócio. Dos gastos, você poderá pagar o aluguel e o IPTU, se o proprietário do imóvel exigir. No entanto, a segurança é menor e, dependendo da rua onde se localiza o seu negócio, pode ter falta de vagas de estacionamento.

No caso de uma franquia do setor da construção civil, esses são os primeiros pontos que você deve pensar antes de decidir pelo local do seu negócio. Imagine se um cliente não tem onde parar ou se precisa de um horário mais flexível para realizar as suas compras?

Por isso, além de pensar aonde estará a localização do seu ponto comercial, é preciso avaliar outros critérios. A seguir, listamos alguns deles que vão te ajudar a esclarecer melhor esse assunto.

Avalie o perfil de seu consumidor

Você precisa avaliar a faixa etária, a condição financeira e os produtos que irá comercializar para buscar imóveis que estejam perto deste público.

Uma empresa de construção civil, por exemplo, pode levar em consideração algumas regiões que estão tendo um maior desenvolvimento e um grande número de obras e trabalhar com materiais como máquinas para alugar, betoneiras, furadeiras ou lixadeiras. Por outro lado, negócios menores em bairros já estabelecidos poderão trabalhar com itens de manutenção, como fiação elétrica, cimento, canos ou parafusos.

Pesquise o custo do imóvel e adequações

É muito importante visitar diferentes locais para encontrar o ponto comercial ideal. Nesse período, gastar sola de sapato e conversar com vizinhos é essencial para tomar a decisão final.

Saber o preço e as condições do imóvel te garantem poder de barganha na negociação. Além disso, ter um plano de negócios já estruturado também pode te ajudar nesse período. Propor o escalonamento do aluguel durante a estruturação do negócio é uma ideia que ajudará a minimizar o risco e os custos até que se tenha um faturamento mais estável.

Verifique também se o custo do imóvel está dentro de seu capital de giro até conseguir o retorno do seu investimento de volta. Acrescente nestes valores alguma reforma ou adequação para que a franquia se estabeleça no local.

Encontrar um imóvel com mofo ou rachaduras é um péssimo sinal. Isso indica problemas na infraestrutura e pode exigir que você gaste dinheiro além do previsto.

Dê atenção aos problemas de visibilidade

Veja se a frente do imóvel não está localizada próximo a ponto de ônibus, poste, árvore ou fiação. Até mesmo a fachada de um vizinho maior do que a sua poderá ser prejudicial e dificulta que as pessoas enxerguem o seu estabelecimento.

Prefira por um local limpo para que sua fachada e loja sejam vistas por todos que passam na rua, seja a pé ou de carro. Uma dica é escolher por um ponto comercial de esquina. Por mais que eles custem mais caro, a sua visibilidade é maior.

Tenha acessibilidade para todos

Além da acessibilidade para portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida, avalie as condições para que seu cliente chegue até a sua loja. Facilidade de estacionamento, uma garagem própria ou convênio com algum estacionamento vizinho é atrativo para os consumidores.

Examine o fluxo de pessoas

Estude o local em horários alternados para conhecer o fluxo de pessoas e carros que circulam na região. Conheça também os estabelecimentos do entorno que podem gerar mais movimento e que sejam complementares ao seu negócio de construção civil, como uma loja de pisos.

Prefira um ponto comercial sem escadas

Selecione os imóveis que estão no mesmo nível da rua e garantir que qualquer pessoa — mesmo as com problemas de mobilidade — acesse o estabelecimento. Dependendo de onde for a sua localização e a disponibilidade de estacionamento, é interessante também evitar um imóvel com recuo e ter mais espaço para o ponto comercial.

Ajude e seja ajudado pela vizinhança

Analise se os estabelecimentos vizinhos estão dentro do seu segmento de construção civil. Isso evita que eles se tornem concorrentes e seja um parceiro no desenvolvimento do seu negócio. Observe o público-alvo desses estabelecimentos e se eles podem se tornar seus clientes. Essa estratégia garante um plano de ação mais eficaz para o crescimento do seu negócio.

Solicite informações na Prefeitura

Antes de assinar o contrato, vá até a Prefeitura na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e pesquise se não haverá nenhuma reforma ou construção que possa atrapalhar seu negócio.

Invista em segurança

Escolha um ponto comercial numa região que seja mais segura para você e para os seus clientes. Invista também em câmeras de segurança, alarmes e/ou cercas elétricas. Não se esqueça de fazer seguros para acolher com proteção seus clientes e funcionários.

Lembre-se dos aspectos legais

Os aspectos legais de uma franquia é de responsabilidade do franqueado. Providencie toda a documentação exigida pela Prefeitura para obter a autorização de funcionamento.

Inclusive, não se esqueça de verificar se há restrições ao seu tipo de negócio por parte do órgão municipal devido a Lei de Zoneamento e Plano Diretor do município.

Pague também todas as taxas para retirar o alvará de funcionamento e fique atento às mudanças legais que possam acontecer no município.

Considere a infraestrutura da região

Pesquise quanto às condições e ofertas de internet e luz para sua franquia de construção civil na região. Com uma boa infraestrutura, você garante um funcionamento sem problemas de comunicação e gera um melhor atendimento ao seu público.

Procure considerar e unir todos os fatores mencionados acima. São detalhes que fazem muita diferença e não podem ser esquecidos. Junto com seu franqueador, pondere cada situação na hora de escolher o melhor ponto comercial para abrir sua franquia.

Se houver mais alguma dúvida ou caso queira outras informações, entre em contato com a nossa empresa. Ficaremos extremamente felizes em te ajudar!