Como funciona a Universidade Casa do Construtor e como pode auxiliar?

Você sabe o que é uma universidade corporativa? Conhece a importância dela para o seu crescimento profissional e pessoal? Bem, desenvolvemos este artigo pensando nas inúmeras dúvidas que podem surgir ao abrir um novo negócio, com o objetivo de esclarecer as principais ferramentas que podem ser utilizadas por um empreendedor para facilitar seu sucesso no mercado.

Existe uma máxima de que a melhor forma de reduzir seus erros é estudá-los, a fim de criar uma maneira de corrigi-los em tempo hábil. Aplicando essa proposição no empreendedorismo, é observado que a maioria dos investidores não sobrevive ao primeiro ano devido à falta de capacitação no assunto.

Buscando minimizar esse problema recorrente, a Universidade Casa do Construtor treina os seus franqueados para que eles consigam administrar os seus negócios, reduzindo as chances de erros e a falta de retorno. Quer saber como essa Universidade torna isso possível? Continue a leitura!

O que é uma universidade corporativa?

Dentro de grandes empresas, há uma rotatividade de conceitos e de novas estratégias de mercado que devem ser de conhecimento de todos os integrantes da equipe. Para isso, deve existir um planejamento concreto de capacitação administrativa dos colaboradores da instituição, por meio de treinamentos que atendam as demandas específicas do negócio.

Diante disso, existe a possibilidade de aplicar os princípios da universidade corporativa, que tem como base a pedagogia empresarial. O objetivo dessa metodologia citada é capacitar os funcionários de uma empresa, indo além da formação convencional de mão de obra.

Além de ser um meio efetivo de difusão de conhecimento, a proximidade das pessoas dentro da empresa permite um compartilhamento efetivo de informações, impulsionando ainda mais o seu negócio devido ao estabelecimento do seu know-how.

Na prática, a universidade corporativa funciona como um laboratório de pesquisa de gestão empresarial, tendo como propósito o desenvolvimento de uma cadeia produtiva, podendo incluir também a troca de informações entre consumidores e investidores. Com isso, a insatisfação do mercado é evitada, gerando também um impacto positivo na construção da identidade da marca.

Como funciona a Universidade Casa do Construtor?

A Casa do Construtor atua no mercado de locação de equipamento de construção civil. Como o desempenho desse setor depende de profissionais capacitados, os conceitos da universidade corporativa são de grande valia para o bom funcionamento do negócio. Visto isso, criou-se a Universidade Casa do Construtor, que tem como diferencial a abrangência de todas as áreas necessárias para o sucesso da instituição, desde a gestão de compras até a gestão de marketing.

A eficiência desse método faz com que várias empresas estabeleçam um capital voltado exclusivamente para a formação profissional de seus funcionários. Visto isso, a Universidade Casa do Construtor disponibiliza capacitações ministradas pelos consultores de campo e por instrutores capacitados pelos próprios fornecedores, o que facilita a compreensão das expectativas que os próprios investidores vão ter ao contratar a sua empresa.

Além de o conteúdo ser personalizado para a realidade de cada franquia, o método de ensino proposto visa facilitar o acesso da contratante. Dessa forma, os cursos podem ser administrados de forma presencial ou EaD, aumentando o interesse dos funcionários, devido à praticidade de acesso à informação.

Por fim, outra singularidade da Universidade é a possibilidade da formação de mecânicos mais capacitados, visto que as parcerias com fornecedores da empresa concedem máquinas para a capacitação prática dos funcionários.

Quais os principais benefícios?

Abaixo, veja quais são as principais vantagens de optar pela universidade corporativa e entenda como ela pode ajudá-lo.

Transferência de know-how

Na prática empresarial, o termo know-how representa o conjunto de conhecimentos adquiridos por uma instituição. Refere-se, portanto, às informações essenciais para que a unidade consiga atingir os padrões de serviços prestados e produtos lançados, seguindo as normas da empresa matriz.

Se o objetivo do seu negócio é a expansão em franquias, a transferência de know-how é uma prática que deve ser muito bem estabelecida, já que ela representará um diferencial no mercado. Em vista disso, uma das técnicas usadas para a transmissão das informações é a da UC, pois, por meio dela, a empresa poderá qualificar os funcionários em relação aos métodos de venda, estocagem e propagandas da empresa sede.

Conteúdo personalizado

É comum em empresas de grande porte que a qualidade da capacitação de funcionários seja ineficiente e represente um grande desafio para a equipe de gestão. Isso ocorre por falta de planejamento das reais necessidades e das metas que deveriam ser traçadas ao escolher um método de ensino.

Nesse cenário, a universidade Corporativa objetiva uma educação direcionada para suprir as necessidades de seus franqueados. Em outras palavras, o conteúdo personalizado é imprescindível, pois cada empresa tem suas particularidades e os seus funcionários precisam se aprofundar nessas áreas de maior relevância para o crescimento da instituição.

Aumento das chances de crescimento

Com o suporte adequado fornecido pela capacitação realizada pela UC, as chances de a empresa ganhar mais visibilidade são maiores. Isso acontece porque, ao disseminar conhecimento para todos os funcionários, a visão da empresa se torna mais focada nas necessidades do mercado em que ela se encontra, ocasionando a prestação de um serviço de melhor qualidade.

A consequência disso é um melhor resultado nas vendas e na padronização do serviço oferecido ao público, promovendo uma imagem de boa qualidade da marca.

Conhecimento sobre a cultura da franquia

Entre os grandes desafios vivenciados por uma franquia, um dos mais intensos é a dificuldade de padronização das unidades. Isso normalmente ocorre porque cada gerenciador desenvolverá um plano de negócios de uma forma diferente.

Com a utilização da UC, os temas ensinados na capacitação vão moldar os gestores, fazendo com que eles apliquem os diferenciais da empresa matriz.

Os ganhos de aplicação dessa técnica são evidentes para a empresa matriz e para a filiada. Visto que, ao padronizar o perfil de atendimento ao cliente, o produto ofertado se torna mais valorizado e promove a confiabilidade da marca, como já citado.

Por onde começar?

A Universidade Casa do Construtor objetiva oferecer suporte para empreendedores que desejam gerir o seu próprio negócio. Portanto, inicialmente é importante estabelecer qual o seu perfil de franqueado e quais são os propósitos da sua empresa ao contratar o método da universidade.

Por fim, é imprescindível que o contratante dos serviços esteja disposto a assumir riscos, tenha espírito empreendedor e conte com facilidade de comunicação.

Gostou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato conosco por meio do nosso site!