Quer saber como funciona o marketing para franquias? Veja aqui

Você que está analisando a possibilidade de adquirir uma franquia precisa conhecer como funciona o marketing para franquias. Suas ações são bem parecidas com o marketing de outros negócios, porém, os franqueados seguem diretrizes estipuladas pela franqueadora.

Isso inclui toda a padronização das peças publicitárias, desde o design, linguagem, logomarca e até gráficas ou produtoras parceiras. Qualquer ação que o franqueado queira realizar em sua localidade deve ter o aval da matriz.

Mas, para que você entenda melhor como isso funciona, leia o artigo a seguir.

marketing para franquias

Saiba como é dividido o marketing para franquias

O marketing para franquias é atua em duas frentes. A primeira é o marketing institucional, em que são trabalhados a marca e conceito da franquia. A outra é o marketing local, com o intuito de estimular as vendas e a atenção dos clientes em determinada cidade e região.

Seus custos também são divididos. O marketing institucional é custeado pelo Fundo de Propaganda, que é a porcentagem que sua empresa paga para a franqueadora em cima do seu faturamento bruto. Com isso, a franqueadora presta conta às franquias quanto às ações realizadas que beneficiaram toda a rede.

Já o marketing local é pago pela loja franqueada, que saberá quais veículos de comunicação são os mais utilizados por seus clientes.

Explicados os direcionamentos do marketing para franquias, agora, não deixe de ler e entenda quais ações de marketing de construção civil podem ser realizadas para a expansão das franquias.

Estratégias de marketing para franquias na construção civil

Confira a seguir algumas das etapas mais utilizadas nas estratégias de marketing para franquias do segmento da construção civil.

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é saber a quem se destina sua comunicação. Pesquisas são necessárias quanto a localização, faixa etária, sexo, profissão, renda, estado civil etc. do seu cliente ideal. Depois do levantamento, trace o perfil de seus consumidores.

Por exemplo, homem de 35 anos, residente em Campinas (SP), engenheiro e sócio de uma empresa na área de construção predial. Interessa-se muito pela área de construção civil e arquitetura, valoriza parceiros que oferecem diversidade em equipamentos para o desenvolvimento de seu trabalho. Entendeu?

Crie metas de marketing para franquias

Reunidos os dados, comece a estabelecer metas possíveis de serem alcançadas para atingir o objetivo de aumentar o número de clientes, o valor do ticket médio, reduzir despesas e o que mais você considerar importante para sua empresa. Desde que possa ser mensurado.

Estabeleça um planejamento

O planejamento irá orientar suas ações para uma campanha de marketing local, já que a parte institucional é de responsabilidade da franqueadora. Analise por quanto tempo a campanha ficará vigente, qual público pretende atingir, a linguagem a ser usada, em quais meios de comunicação será veiculada:

  • rádio;
  • televisão;
  • outdoor;
  • jornal;
  • revista;
  • rede social;
  • Google etc.

Antes, tenha o aval da franqueadora. Depois de ter divulgado a franquia, como será mensurado o resultado? São questionamentos que devem ser feitos com respostas objetivas e claras.

Se a escolha foi aumentar os clientes, todos os procedimentos cumprirão o papel de atingir as metas propostas para, depois, construir a fidelização deles, a fim de que se tornem agentes multiplicadores de sua experiência com a marca.

Invista na imagem virtual

Ficar fora do mundo online é impossível para quem busca visibilidade e comunicação junto aos seus clientes, pois, segundo pesquisas do IBGE, 64,7% dos brasileiros acessam a internet. Acrescentar às suas ações as redes sociais, criar um site, inclusive com blog, e fazer uso de aplicativos de mensagens são maneiras de estar mais perto de seu público e estabelecer uma comunicação direta com eles.

Incentive que seus clientes entrem em contato com sua franquia em busca de informações, de produtos ou para esclarecer alguma dúvida. Esteja de portas abertas.

Anuncie nas redes sociais que mais costumam frequentar, nos links patrocinados, aproveite que o custo de publicidade na internet é mais acessível e melhor para analisar o retorno. Estar presente também no Google Meu Negócio é fazer com que seus clientes encontrem-no com mais facilidade.

O inbound marketing é a bola da vez

O inbound marketing cria canais de aquisição de informações e seduz clientes em potencial (leads) para quererem sempre mais. Essa estratégia utiliza ferramentas digitais para nutrir o lead com conteúdos de interesse, como blog posts, e-books, infográficos, vídeos.

Mas não é só fazer textos e colocar no blog, é necessário criar assuntos para cada fase do funil de vendas, para curto, médio e longo prazos. A medida que o lead avançar na jornada chegará mais próximo de adquirir um produto de sua franquia.

Como você pensa em abrir uma franquia de construção civil, deverá desenvolver temas relacionados a essa área, com assuntos que seu consumidor ideal provavelmente buscaria na internet. Algo como “as diferenças entre furadeira ou martelete“.

Ou seja, atraia a atenção de seu público para ele tirar dúvidas e informar-se, antes de oferecer seus produtos. Já reparou que as pessoas não gostam mais de pegar panfletos? O mesmo acontece na internet. O conteúdo se tornou a fonte de interesse. E o momento é este para aproveitar.

Mas lembre-se de que os conteúdos devem ser direcionados a leads qualificados. Aqueles que realmente têm a ver com sua loja ou prestação de serviço, para que consiga criar oportunidades de relacionamento e fidelização com os mesmos.

Crie personas

A persona é um cliente fictício com todos os dados de uma pessoa, assuntos de interesse, gostos de lazer e profissionais que você utilizará para resolver suas dúvidas sobre a área de construção civil, conforme ele adentrar o funil até a efetivação da compra. Podem, até mesmo, ser criadas duas personas com perfis diferentes; isto auxiliará nas pautas, sem perder o objetivo.

Desenvolva conteúdos

Aqui fica o coração da estratégia de inbound marketing. Os leads passarão por três fases:

  • o topo de funil atrai as primeiras atenções do lead com assuntos mais abrangentes. Produza muito conteúdo para esta fase para manter o bom tráfego de seu blog. Um exemplo são assuntos muito abrangentes, como normas de segurança do trabalho;
  • no meio do funil já começa a citar quanto a assuntos relacionados a seus produtos para os leads qualificados, pois eles demonstraram interesse e continuam a explorar suas temáticas. Aqui, você pode abordar algumas especificidades, como boas práticas para reduzir acidentes com máquinas e equipamentos.
  • no fundo de funil, agora sim, podem ser abordados assuntos do seu produto para melhorar a decisão de compra do lead. Você pode contextualizar, inclusive, itens do seu catálogo. Por exemplo, a praticidade do uso de um andaime tubular na obra.

Compreendeu a sistemática do processo? Sem que o lead perceba, o inbound marketing vai induzindo-o ao objetivo final, que é a conversão em cliente efetivo.

A internet se tornou fonte de grande conhecimento, e este é o segredo para criar relacionamentos com seus leads. O consumo de seu produto está em segundo plano, pois isto será a consequência da primeira ação. Realizar marketing para franquias tendo o marketing de conteúdo como aliado é uma estratégia vitoriosa. E a própria Casa do Construtor se utiliza desta tendência mercadológica.

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