Como manter a produtividade da empresa e ter melhores resultados?

Em um mercado que existe uma grande concorrência, é fundamental que os empreendedores encontrem meios para manter a competitividade de seus negócios. Para isso, o aumento da produtividade da empresa é uma das formas mais eficientes e baratas de conseguir se sobressair aos demais concorrentes.

como manter a produtividade da empresa

Conceitualmente, a produtividade é uma métrica que se baseia na relação entre a quantidade produzida, os recursos usados nos processos produtivos e a qualidade do serviço ou produto oferecidos. Dessa forma, caso o gestor deseje melhorar os resultados de seu empreendimento, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos, é preciso que ele desenvolva meios de aumentar esse índice.

Sendo assim, reunimos neste artigo algumas dicas preciosas que o permitirá aumentar a produtividade de sua empresa. Tenha uma boa leitura!

Como a produtividade impacta nos resultados das empresas?

Em uma empresa, para conseguir sobreviver e ser competitiva, é fundamental que ela encontre meios que a permitam reduzir os seus custos e aumentar a sua lucratividade. Dessa forma, a companhia terá uma melhor saúde financeira, a qual viabiliza a realização de investimentos e a torna mais resistente às imprevisibilidades do mercado.

Sendo assim, é fundamental que o empreendedor descubra formas de criar uma estrutura enxuta para produzir o máximo de resultado com o mínimo de recursos. Diante desse desafio, é necessário incentivar e desenvolver formas para que ocorra um aumento de produtividade nos processos realizados. Isso faz parte da cultura organizacional e envolve a forma de lidar com os colaboradores e as metodologias empregadas nas tarefas cotidianas.

Portanto, uma empresa que apresenta elevados índices de produtividade obtém melhores ganhos, pois ela proporciona condições para que sua equipe trabalhe melhor. Afinal, é comum encontrar companhias em que existe a situação de que, quanto mais os seus funcionários trabalham, menos resultados eles produzem.

Como tornar as organizações mais produtivas?

Antes de mais nada, caso uma empresa deseja se tornar mais produtiva, é preciso que ela se estruture para alcançar esse objetivo. Dessa forma, é necessário definir metodologias e estabelecer parâmetros que permitam aos gestores identificar os índices de produção da companhia.

A seguir, selecionamos 6 boas práticas para ser implementadas em um negócio.

Utilize métricas

Para ser efetiva, a tomada de decisão não deve ser feita baseada em suposições. Sendo assim, é preciso escolher algumas métricas, as quais permitam quantificar a produtividade da equipe, para determinar se os colaboradores estão sendo lentos na execução de suas atividades. Portanto, uma boa dica é medir o tempo médio gasto pelos colaboradores para realizar uma tarefa. Isso permite identificar a existência de possíveis gargalos.

Existe outra forma de avaliar a produtividade da empresa é comparar o quanto foi produzido em relação ao que foi planejado. É preciso estar ciente que, normalmente, a equipe não consegue entregar 100% do que foi programado, entretanto, muitos gestores consideram como bom um índice de entrega de, no mínimo, 75%.

Saiba lidar com os colaboradores

Na busca por uma maior competitividade, é comum os gestores exigirem de seus colaboradores por bons e constantes rendimentos. Entretanto, é necessário tomar cuidado com essas cobranças, pois há diversos estudos que relacionam a improdutividade ao excesso de estresse provocado pela atividade profissional.

Além disso, é preciso encontrar meios que mantenham elevadas a motivação do funcionário. Visto que, quanto maior for o interesse do colaborador em entregar resultados, maior será a sua determinação de ser mais produtivo. Existem diversas pesquisas sobre o comportamento humano, as quais comprovam que, caso não haja incentivos, é comum ocorrer a perda do interesse na realização de uma determinada atividade.

Estabeleça metas SMART

Para poder obter melhores resultados, é preciso primeiro saber até onde se deseja chegar. Por isso, é preciso estabelecer metas para que os gestores estabeleçam as ações necessárias para obter o resultado planejado.

Uma boa prática é utilizar a Metodologia SMART. Por meio dela, o empreendedor deve definir um objetivo relevante e específico para o seu negócio. Além disso, a meta deve ser realista, mensurável e que pode ser atingida em um determinado período. Por exemplo: aumentar em 25% o número de locações de furadeiras elétricas em 12 meses.

Ao conhecer qual é o seu desafio, fica mais fácil para o empreendedor desenvolver uma estratégia comercial que o permita alcançar esse resultado.

Invista na comunicação interna

Para que uma empresa consiga alcançar os seus objetivos, é essencial que todos os seus colaboradores tenham em mente o que será preciso fazer. Para isso, é necessário que haja um processo eficiente de comunicação interna, o qual permite a troca de informação entre todos os setores e funcionários da companhia.

Além disso, deve existir um bom entendimento entre os líderes e os liderados. Caso os gestores ou, até mesmo o empreendedor, não saiba comunicar as metas e expectativas do negócio, dificilmente os colaboradores não executarão a tarefa conforme o esperado.

De forma semelhante, caso não haja uma comunicação entre os funcionários, fica difícil ocorrer trocas de experiências, as quais são fundamentais para aumentar a produtividade e a colaboração da equipe.

Invista em treinamentos

Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade de uma empresa é melhorar a capacitação de sua equipe. Apesar de muitos empreendedores considerarem isso como um gasto, os treinamentos — sejam eles internos ou externos — proporcionam grandes benefícios e, por isso, deve ser visto como um ótimo investimento.

Após um curso de capacitação, o colaborador se torna mais preparado para realizar suas tarefas diárias, possibilitando mais qualidade e eficiência durante sua execução. Além disso, os treinamentos possibilitam que um alinhamento do comportamento dos funcionários com os objetivos traçados pela empresa.

Automatize tarefas

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia da informação é possível automatizar diversas tarefas que antes eram feitas manualmente. Além de proporcionar mais produtividade a todos os envolvidos no dia a dia da empresa, a automatização diminui erros e retrabalhos.

Apesar dessa ação envolver custos e uma perda de produtividade nos estágios iniciais após a implementação do sistema, as vantagens ocasionadas em médio e longo prazo trazem grandes benefícios. Uma vez que, após o domínio da ferramenta, as tarefas são executadas de forma mais ágil, economizando tempo e dinheiro.

Como é possível perceber, é necessário desenvolver uma cultura organizacional que permite o aumento de produtividade da empresa. Afinal, para ser efetivas, é necessário que esse conceito faça parte do dia a dia dos colaboradores.

Caso você tenha gostado dessas dicas, as compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!