Como praticar a sustentabilidade na sua franquia? Veja nossas dicas

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, o empreendedor tem o grande desafio de conciliar o desenvolvimento de seu negócio com a proteção à natureza. A boa notícia é que isso se tornou uma tendência, até mesmo no mercado de franchising, tanto que está se tornando comum pensar em sustentabilidade na franquia.

Assim, além de criar meios de diminuir o impacto ambiental causado pelo empreendimento, pode ser muito lucrativo pensar na sustentabilidade do negócio. Afinal, de acordo com uma pesquisa feita com internautas do Distrito Federal, ficou determinado que 54% dos entrevistados dão preferência a marcas que se preocupam com a conservação do meio ambiente.

Como há a perspectiva de que ocorra um aumento no número de pessoas com uma maior conscientização ambiental, desenvolvemos este artigo para lhe mostrar algumas dicas de como praticar a sustentabilidade na sua franquia. Boa leitura!

como-praticar-a-sustentabilidade-na-sua-franquia

O que é e qual a importância da sustentabilidade na franquia?

Conceitualmente, o termo sustentabilidade é usado para definir as ações que visão suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer o desenvolvimento das futuras gerações. Como existe um grande interesse a respeito da conservação do meio ambiente, tem se tornado comum ocorrerem pressões para que a empresa adote uma postura ecologicamente correta.

Por isso, a maioria dos empreendedores sabe que é muito importante incorporar esse conceito em seu modelo de negócio. No entanto, existia uma mentalidade de que apenas as grandes empresas tinham as condições para pensar em sustentabilidade, a qual já se mostrou ultrapassada, uma vez que, caso o pequeno empreendedor não adote essa postura, é possível que ele perca competitividade.

É possível usufruir de vários benefícios ao incorporar esses princípios no dia a dia de um negócio, já que essas empresas conseguem economizar em seus processos produtivos e melhorar a imagem de sua marca perante consumidores e fornecedores.

Como praticar a sustentabilidade?

Atualmente, para que uma empresa seja sustentável, é preciso que ela pense além das questões ambientais. Dessa forma, é fundamental que ela incorpore esse princípio em seu modelo de negócio, de modo a utilizar de maneira inteligente todos os recursos disponíveis. Assim, além de preservar o meio ambiente, a organização desenvolve meios para se viabilizar a longo prazo.

A seguir, listaremos algumas boas práticas de sustentabilidade que podem ser adotadas em uma franquia:

Atuar conforme o ramo

O empreendedor deve estar ciente de que, para cada segmento de mercado, existe uma realidade própria, a qual impõe cuidados e exigências específicos. Por isso, para implementar de maneira inteligente os conceitos de sustentabilidade, é fundamental encontrar informações para adotar as medidas corretas para cada ramo de atuação.

Para isso, é necessário buscar junto aos órgãos competentes a legislação ambiental que regulamenta a atividade do setor. Assim, será possível determinar quais são as ações que deverão ser realizadas, como, por exemplo, a forma como deve ocorrer o descarte de materiais ou quais licenças devem ser providenciadas.

Tornar os processos transparentes

Para que uma empresa pratique a sustentabilidade, é preciso que ela se preocupe com questões que vão muito além da ambiental. É necessário que a companhia adote ações que valorizem a sociedade em que ela está instalada, de modo a alavancar o desenvolvimento dessa região e ter um relacionamento cordial com a população.

Dessa forma, é importante que uma empresa sustentável se preocupe com o impacto social provocado por suas atividades. Por isso, é preciso encontrar meios para desenvolver uma relação transparente com todas as partes envolvidas. Isso melhora a imagem da empresa, evita situações desagradáveis que possam manchar a marca e aumenta a fidelização de clientes.

Treinar os colaboradores

Não adianta apenas o empreendedor querer adotar ações sustentáveis se o resto da equipe continua desperdiçando recursos. Por isso, é fundamental que essa mentalidade seja incorporada pelos colaboradores da empresa, para que as boas práticas de conservação façam parte da cultura da companhia.

Para que isso seja possível, é necessário mostrar ao grupo, na forma de um treinamento, o valor dessas ações e como elas podem melhorar o ambiente de trabalho. Com isso, o colaborador se convence dos benefícios dessa ação e percebe as vantagens que serão proporcionadas à companhia.

Apostar na documentação eletrônica

Um dos pilares da sustentabilidade é utilizar, de forma consciente, todos os recursos disponíveis. Sendo assim, é preciso que a empresa evite a produção excessiva de resíduos. Uma boa prática é adotar medidas que impeçam impressões desnecessárias e reduzam o consumo de papel.

Uma boa solução é a implementação de um sistema de documentação eletrônica, o qual permite fazer digitalmente a gestão do negócio. Isso proporciona mais segurança e economia de espaço.

Utilizar fontes de energia renováveis

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, ficou mais simples e barato utilizar fontes de energia renováveis, sendo que essa possibilidade já é uma realidade para diversas empresas e lares. Além de possibilitar economia, essa iniciativa proporciona uma melhora na imagem da marca diante do público.

Por isso, estude a possibilidade de utilizar essa solução. Os custos de instalação não estão mais tão altos, sendo que, em alguns casos, há o incentivo governamental para o seu uso. Muitas vezes, é possível gerar energia em outra localização e disponibilizá-la na rede elétrica local, de modo a abater os custos das despesas com a conta de luz.

Existem exemplos de sustentabilidades nas franquias?

Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas redes de franquias que desenvolveram um modelo de negócio focado na sustentabilidade de seus processos. Afinal, conforme explicamos, há uma tendência do consumidor em se preocupar com as questões ambientais e, por isso, há uma necessidade no mercado que precisa ser atendida.

Dessa forma, nos últimos anos foram lançados diversos modelos de negócios que promovem o uso sustentável dos recursos naturais. Por exemplo, já é possível encontrar franqueadoras que tem como objetivo reduzir o consumo de papel e tinta pelas empresas, por meio de soluções em digitalização de documentos e gestão digital.

Outro modelo de negócio que está em expansão é o de embalagens ecologicamente corretas, as quais produzem produtos biodegradáveis que, caso sejam descartados na natureza, não provocam nenhum impacto. Na mesma linha, também é possível encontrar franquias especializadas em limpeza automotiva ecológica, as quais consomem pouca água e utilizam produtos amigáveis ao meio ambiente.

Como é possível perceber, são obtidas várias vantagens ao adotar os princípios da sustentabilidade na franquia. Além disso, com medidas simples, a marca fica mais valorizada, o que pode garantir um aumento de vendas e a fidelidade do consumidor.

Caso você tenha gostado deste artigo, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Até a próxima!