Conheça os 3 principais tipos de franquias existentes

Desenvolver e administrar um negócio próprio é o objetivo de muitos profissionais brasileiros. Nesse sentido, as franquias surgem como opções de investimento mais seguras para quem nunca empreendeu. Tal modelo de negócios prevê a assessoria da franqueadora em questões importantes do dia a dia, e o franqueado ainda pode aproveitar a força de uma marca reconhecida no mercado.

Antes de investir, no entanto, é recomendado conhecer os diferentes tipos de franquias existentes, quais são as características de cada um deles, assim como as vantagens e as desvantagens. Em seguida, vale a pena ler sobre quais as franquias que estão mais em alta e, portanto, apresentam mais chances para que o empresário alcance o sucesso.

Pensando nessas condições, preparamos este post. Após a leitura, você vai conhecer as distinções entre franquias unitárias, masters e de desenvolvimento de área, entre outras informações. Preparado? Vamos lá!

Quais são os principais tipos de franquias existentes?

1. Franquias unitárias

Nesse formato de franquia, o franqueado recebe o direito de explorar a marca em um local predefinido pelo franqueador. Dependendo das regras estabelecidas pela empresa, é possível adquirir mais de uma unidade.

Por exemplo: o empreendedor compra o direito de abrir uma franquia em um shopping. Caso tenha interesse e capacidade financeira, ele pode iniciar outras, atendendo o plano de expansão da marca.

2. Franquias master

O modelo de franquia master permite ao franqueado revender o formato de operação da franquia na região em que ele adquirir os direitos de explorá-la. Assim, é possível ao investidor angariar subfranqueados.

Esse tipo de franquia é utilizado por franqueadoras que desejam atrair parceiros dispostos a realizar altos investimentos para a expansão da marca. Isso permite que as dificuldades para controlar a logística e a operação sejam diminuídas.

O formato é muito empregado por empresas que têm por objetivo expandir sua atuação internacionalmente.

3. Franquias de desenvolvimento de área

As franquias de desenvolvimento de área possibilitam que o franqueado tenha o domínio sobre certa região. No entanto, diferentemente da franquia master, ele próprio tem a contrapartida de estabelecer determinado número de unidades, e não franquear lojas a terceiros.

Normalmente, é preciso respeitar um cronograma estabelecido pelo franqueador para manter o direito de explorar a marca. Essa modalidade também é bastante comum para ampliação no mercado internacional.

Quais setores de franquias estão em alta?

O mercado de franquias apresenta boas alternativas para quem deseja investir. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchisig (ABF), o setor cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2018. Alguns segmentos, no entanto, se aproveitam de tendências econômicas e comportamentais e se tornam ainda mais atraentes ao empreendedor. Confira!

Alimentação saudável

É verdade que o ramo alimentício sempre possibilitou escolhas ótimas para quem deseja abrir uma franquia. Em 2018, o setor cresceu 6,6% de janeiro a março, segundo a ABF. Além disso, nos últimos anos a consciência do consumidor sobre a importância de seguir uma alimentação saudável vem crescendo consideravelmente.

Assim, a busca por comidas gostosas e nutritivas tornou esse segmento ainda mais atrativo aos empreendedores. Atualmente, é possível encontrar franquias para comércio de grãos e de alimentos naturais — como sucos e pratos balanceados.

Delivery

A rotina cada vez mais corrida e dinâmica assumida pelas pessoas consome o tempo que elas teriam para fazer compras rotineiras. Nesse sentido, o sistema de delivery, também conhecido como tele-entrega, tem ganhado bastante espaço.

O formato permite ao cliente receber o produto em casa ou no trabalho, sem ter de se deslocar a shoppings ou a lojas. A grande novidade é que essa proposta não precisa ficar restrita ao tradicional delivery de alimentos: os ramos de vestuários, calçados, beleza, saúde e até de lavanderias já aproveitam essa tendência.

Prestação de serviços

A prestação de serviços domésticos é outra área que está com um bom crescimento. Esse modelo de franquia auxilia os clientes a encontrarem profissionais habilitados para limpar residências ou escritórios e realizar reparos hidráulicos, elétricos e a jardinagem.

Esse tipo de franquia exige baixo investimento e se aproveita do fato de que nem todo mundo dispõe de conhecimento e de tempo para efetuar essas atividades.

Entretenimento e Lazer

Com crescimento de 7,8% em 2018, segundo dados da ABF, o segmento de franquias de Entretenimento e Lazer abrange opções que vão desde buffets para festas até lojas de brinquedos.

Com essa ampla gama de possibilidades, os valores para o investimento inicial também variam. O aporte inicial pode ir de R$ 30 mil a R$ 500 mil.

Aluguel de equipamentos para a construção civil

O conceito de economia colaborativa está em alta na atualidade. Nesse modelo de negócio, uma empresa dá oportunidade ao compartilhamento de produtos ou serviços por um período definido, conforme a demanda, sem que o cliente seja obrigado a comprá-lo.

O aluguel de equipamentos para a construção civil atua nesse sentido: o consumidor loca as ferramentas que precisa para realizar determinado ofício. Dessa forma, ele não precisa gastar dinheiro na aquisição de equipamentos caros, aproveita tecnologia de ponta e não precisa se preocupar com o tempo de vida útil dos materiais.

O Brasil apresenta uma referência nesse segmento: eleita em 2012 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como a Melhor Franquia do país, a Casa do Construtor conta com mais de 200 unidades espalhadas por todo o território nacional. Esse número a torna a maior empresa de aluguel de ferramentas de pequeno porte da América Latina.

Escolher entre os tipos de franquias, portanto, é o primeiro passo para quem tem o sonho de investir no ramo. Seja ela unitária, master, seja de desenvolvimento de área, é fundamental que você se identifique com a proposta de trabalho e com o produto ou o serviço que será comercializado.

O passo seguinte é avaliar o mercado em que você vai ingressar. Atualmente, a vida agitada das grandes cidades tem beneficiado modelos de negócios, cujo objetivo é facilitar o dia a dia do cliente. Nesse sentido, delivery e refeições saudáveis são setores que valem a pena ficar de olho.

O mesmo serve para a economia colaborativa. O compartilhamento de utensílios é uma alternativa perfeita para quem não tem condições de investir alto na aquisição de produtos.

Como montar uma loja de materiais de construção?

Caso você se interesse por uma loja de materiais de construção, é fundamental saber como montar um empreendimento assim de maneira satisfatória. Então, conheça algumas dicas de como começar uma loja de materiais de construção civil.

Investimento inicial

Todo novo negocio precisa ter um valor que será investido. Com a finalidade de saber o custo que seu comércio terá de inicio, é necessário levar em conta diversas coisas, por exemplo, se o espaço físico será alugado ou comprado. Então, não se esqueça de que quando comprado, toda reforma será um investimento. Ainda no ambiente físico, existem gastos mensais, como luz, água e telefone.

Documentação necessária para montar sua loja de materiais de construção

Há alguns processos burocráticos que envolvem a abertura de um novo empreendimento. Sendo eles:

  • registro na junta comercial de sua cidade para efetuar a inscrição estadual;
  • registro na Secretária da Fazenda;
  • registro na prefeitura municipal para a obtenção do alvará de abertura do empreendimento;
  • enquadramento nas entidades sindicais;
  • inscrição na caixa econômica federal;
  • obtenção de alvará no corpo de bombeiro, entre outros.

Quais os benefícios de uma franquia de construção civil?

Atualmente, a economia mostra sinais de recuperação. Então, saber quais franquias estão mais em alta é essencial, entre elas a de construção civil pode ser uma ótima opção, pois, apresenta uma elevada porcentagem do PIB brasileiro, um importante indicador da situação econômica do país. Desse modo, continue a leitura e conheça alguns benefícios da franquia de construção civil!

Negócio já estruturado de início

Ao decidir empreender em uma franquia de construção civil, o investidor não começará um negócio do zero, já que, ao adquirir o direito de usar uma marca reconhecida, não será necessário batalhar para que o negócio se torne prestigiado no mercado.

Além do mais, o franqueado não necessitará realizar testes para achar um modelo de negócio satisfatório. Essas experimentações já foram realizadas pelo franqueador, o que diminui gastos de recursos e a realização de erros.

Economia de escala

Para fazer parte de um sistema, o franqueado não deverá fazer sozinho alguns investimentos. Desse modo, os gastos em marketing e propaganda poderão ser rateados entre todos os envolvidos, o que permite efetuar campanhas mais eficazes e de melhor qualidade.

Quando uma franquia tem muitas sedes, há uma vantagem competitiva de conseguir ótimos preços devido à aquisição em elevada escala. Assim, é possível economizar em diversos setores da organização, desde a compra de produtos até a realização de investimentos em maquinário e estrutura.

Suporte do franqueador

Um dos principais pontos de uma franquia é o fato de o empresário não estar sozinho para administrar a sua empresa. Isso, pois, uma das obrigações do franqueador é dar um suporte total a todo o seu sistema.

Logo, o franqueado recebe bastante apoio e capacitação das matrizes, o que melhora a qualidade de sua administração e sua prestação de serviços. Além do mais, há também a transferência de know-how, que minora as falhas e reduz os riscos de investimento.

Portanto, é primordial saber quais as franquias que estão mais em alta. O ramo da construção civil, por exemplo, apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, ainda, é um dos setores que mais vêm crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o setor da construção civil pode ser uma ótima opção.

Gostou do conteúdo sobre tipos de franquias? Escolheu o melhor formato para você? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça o modelo de negócios da Casa do Construtor!

Suporte do franqueador

Um dos principais pontos de uma franquia é o fato de o empresário não estar sozinho para administrar a sua empresa. Pois, uma das obrigações do franqueador é dar um total suporte a todo o seu sistema.

Logo, o franqueado recebe várias ajuda e capacitação das matrizes, o que aperfeiçoa e melhora a qualidade de sua administração e sua prestação de serviços. Além do mais, há também a transferência de know-how, que minora as falhas e reduz os riscos de investimento.

Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção.

Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção. Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção. Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção. Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção. Portanto, o ramo da construção civil apresenta uma alternativa inovadora que prevê o aluguel de equipamentos de pequeno porte e, além do mais, é um dos setores que mais vem crescendo no país. Então, para quem deseja sucesso no mercado, o ramo de construção civil pode ser uma ótima opção.

Gostou do conteúdo sobre tipos de franquias? Escolheu o melhor formato para você? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça o modelo de negócios da Casa do Construtor!