Conheça os 5 erros mais comuns na administração de franquia!

As franquias têm crescido cada vez mais no mercado nacional. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de entrar nesse mundo, pois pequenos erros podem colocar tudo a perder e tirá-lo desse negócio que possui uma boa lucratividade. Contudo, você saberia apontar quais são os principais erros cometidos pelos franqueados durante a administração de franquia e o que fazer para evitá-los?

administração de franquia

Preparamos este post com o intuito de esclarecer essa questão e guiá-lo para tomar as decisões corretas sobre o assunto. Começaremos falando sobre o mercado de franquias, destacando suas principais vantagens, e depois mostraremos os 5 principais erros cometidos pelos franqueados. Continue a leitura deste texto e saiba mais sobre o assunto.

Conheça o mercado de franquias e as suas vantagens

Sem dúvidas, o mercado de franquias apresenta diversas vantagens quando se trata de começar um negócio. Isso se dá pelo reconhecimento que a franquia dá ao local, proporcionando um aumento na demanda devido à força da marca, ao contrário de empreendimentos novos, que não vendem devido ao desconhecimento do público. Outros pontos positivos do mercado de franquias são:

Estabilidade

Mesmo durante a recente crise econômica pela qual estamos passando, o mercado de franquias se manteve em crescimento, o que demonstra a resiliência do setor.  No ano de 2017, por exemplo, o segmento lucrou R$ 163 bilhões, apesar de todos os problemas econômicos que o país enfrentava. Esse número representou um crescimento de mais de 8% em relação a 2016, o que mostra que ele está em plena ascensão.

Segurança

Como já foi mencionado, a segurança é outro ponto que deve ser levado em consideração durante a abertura do mercado de franquias, pois o nome do negócio acaba dando aos consumidores maior confiança para consumir seus serviços e produtos. Além disso, segundo especialistas, o investimento em franquia supera rendimentos realizados em carteiras de investimento, o que o torna bastante interessante.

Outra questão que devemos destacar é que a maioria das empresas fecha antes de completar 5 anos de funcionamento. Com a abertura de uma franquia, esse risco diminui e você tem mais segurança para operar o seu negócio.

Confira os principais erros cometidos pelos franqueados durante a administração de franquia

1. Escolha errada do ponto comercial

O ponto comercial é um dos fatores mais decisivos para o sucesso do empreendimento e, portanto, a escolha equivocada do local é um dos maiores erros que um franqueado pode cometer. Em geral, as escolhas ruins são feitas por conta do improviso e do mau planejamento, ou até mesmo por negligência, quando o empreendedor pensa que esse não é um aspecto importante para ser levado em consideração.

Dessa forma, antes de escolher o local para implantar a sua franquia, pense bastante. Algumas franquias, inclusive, dão sugestões sobre a escolha do local. No geral, evite regiões perigosas e afastadas do fluxo de pessoas. Escolha terrenos com bastante visibilidade e com fácil acesso.

2. Falta de capital inicial e de giro

Capital de giro são os recursos utilizados para pagar despesas básicas do negócio. Dessa forma, toda empresa precisa ter um certo capital de giro para continuar operando de forma regular sem precisar passar por maiores apertos ou mesmo paralisar os negócios. Entretanto, negócios recentes tendem a não ter muito capital de giro, o que pode comprometer todo o planejamento e levar, em último caso, ao fechamento do negócio.

A maioria das redes de franquias faz uma série de treinamentos e sugestões sobre como criar e manter um capital de giro seguro para a empresa continuar operando. Dessa forma, faça de tudo para que ele não seja gasto de forma desnecessária e trabalhe para mantê-lo em uma margem segura.

3. Expectativas em desacordo com a realidade

Durante a abertura de qualquer negócio é necessário alinhar de forma racional as expectativas do negócio com a realidade. E não é diferente com a abertura de uma franquia. Faça um planejamento de crescimento apoiando-se em dados concretos que possam ser consultados em diversas fontes, como a própria linha de franquia que você escolheu.

Outra ferramenta importante é o plano de negócios, que deve ser feito seguindo parâmetros objetivos. Esse alinhamento serve para manter os pés no chão e o foco no crescimento a médio e longo prazo, não deixando que o desânimo se instale e prejudique a rentabilidade do negócio.

4. Seleção incorreta do sócio

O sócio deve ser escolhido com muito critério durante a decisão de abrir uma franquia. Amizade é importante, mas não deve ser prioridade no momento da escolha. Inclusive, muitas amizades acabam por conta dos desentendimentos que podem surgir ao longo das nuances do negócio.

Em geral, a escolha do sócio deve ser feita de forma racional, equilibrando as características de ambos os envolvidos. É importante buscar por sócios com os quais você se dê bem, que apresentem uma boa comunicação e que tenha confiança para dividir a administração do negócio.

5. Optar por franquia não compatível com o perfil pessoal

A escolha de franquia não deve ser feita com pensamento exclusivo na análise de mercado e avaliação do perfil consumidor. Fatores mais subjetivos, como o perfil pessoal do proprietário, devem ser levados em consideração antes de abrir um empreendimento.

Você já deve ter ouvido falar que antes de trabalhar em determinado negócio, é preciso saber se gosta realmente daquilo ou não, pois profissionais de sucesso geralmente são aqueles que amam o que fazem. Isso também vale ao abrir uma franquia. Escolha o ramo que você mais entende e gosta. As opções são diversas e variam desde o ramo alimentício até construção civil.

Uma boa administração de franquia é essencial para que o empreendimento resista aos problemas que serão enfrentados tanto durante a sua implantação quanto ao longo de sua manutenção a fim de evitar o fechamento. Siga as recomendações que demos ao longo do texto e prepara-se para consolidar a sua franquia.

Agora que você conhece os 5 erros mais comuns na administração de franquias, baixe o nosso e-book para saber como escolher uma franquia de construção civil e se prepare para entrar de vez no mercado!