Descubra agora se vale a pena investir em franquias

Você sonha com um negócio próprio? Já conhece as vantagens de investir em franquias? O segmento apresentou crescimento mesmo no período de crise do país, no entanto, é válido lembrar que considerar abrir uma franquia não deve ser encarado como falta de opção.

Investir em franquias

O investidor deve aliar fatores como capital para aplicar, programação e pensamento empreendedor. Acompanhe na publicação alguns dados sobre este mercado!

Comece a empreender com um nome conhecido

Por meio do sistema de franquias, você já inicia seu negócio com um nome consolidado, que traz consigo a marca e o know-how da empresa, representando um ganho de tempo e dinheiro.

No modelo comercial de franquias, o franqueado passa a ser detentor do direito de venda e uso da marca, tem um investimento inicial para adquirir a concessão do exercício e permanece pagando mensalmente por tal direito.

O franqueado conta com os benefícios de adotar as estratégias de marketing estabelecidas pela empresa, além de poder contar com o conhecimento de administração e organização empresarial.

Fazendo uma analogia, é como iniciar um negócio com um padrinho que auxilia nas tomadas de decisão, impede determinados erros e orienta qual o melhor caminho a seguir.

Conheça suas margens

É comum que os novos empreendedores desconheçam as margens de lucratividade e perspectiva de expansão. Para empreendimentos individuais essas avaliações são mais difíceis. Nesse ponto o franqueado também possui o auxílio do franqueador, que demonstra, através de estudos, as melhores estratégias e as perspectivas do empreendimento.

Tempo de retorno do investimento menor

O ROI “Return Over Investiment” demonstra a taxa de retorno sobre o valor investido. Como mencionamos, iniciar o empreendimento com uma marca consolidada reduz o prazo de retorno do investimento. Por ser um negócio estabelecido e a marca oferecer credibilidade, o tempo de retorno oscila em média entre 24 e 36 meses, o que é bastante rápido comparado a um investimento convencional.

Para o mercado de Franchising o valor das unidades varia conforme o posicionamento da marca, por isso é importante que o empreendedor considere todas as despesas, da implantação aos equipamentos necessários.

Cresça com o suporte do franqueador

O modelo de franquia fornece capacitação e suporte ao franqueado tanto no início de suas atividades como durante o funcionamento. As redes costumam oferecer consultoria e comitês onde o franqueado interage com integrantes do grupo, conhecendo soluções adotadas, processos que foram otimizados, entre outros.

O mercado brasileiro

O Brasil é o quarto país no mundo em número de franquias, o que representa que o consumidor já está muito habituado a esse modelo de negócio.

Os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) indicam que o ano de 2017, comparado ao ano anterior, apresentou um aumento de 9,4% no faturamento do primeiro trimestre.

Já no segundo trimestre houve recuperação moderada dos consumos familiares, resultando um aumento de 6,8% no faturamento do Franchising em relação ao mesmo período de 2016.

No terceiro trimestre o faturamento foi de R$ 41.850,00 bilhões, enquanto no mesmo período de 2016 foi de R$ 38.836,00 bilhões.

De acordo com esse levantamento, o cenário foi de crescimento e com tendência de permanecer estável.

Se você objetiva empreender, conheça o nicho de mercado que pretende explorar, planeje o investimento e verifique se é viável. Vale ressaltar que é importante ter capital para a aquisição da franquia e suficiente por algum período de sobrevivência.

Quer conhecer melhor como investir em franquias? Baixe nosso e-book e se aprofunde no assunto.