3 ferramentas de gestão de negócios que você deveria utilizar

Como organizar a rotina de modo a torná-la cada vez mais produtiva? Essa é uma duvida comum de empreendedores em franca expansão. Por isso, introduzir ferramentas de gestão de negócios corretas será um diferencial competitivo importante no mercado.

ferramentas de gestão de negócios

Mas você não sabe por onde começar? Então confira este post. Nele selecionamos alguns aspectos tecnológicos que vão ajudá-lo a administrar as finanças, os documentos e as vendas da sua empresa. Preparado? Boa leitura!

1. Aplicativo para controle financeiro

Não importa a área de atuação nem o formato (franquia, indústria, prestadora de serviços), a gestão financeira é determinante para o sucesso de qualquer negócio. De nada adianta um plano de marketing criativo ou preços mais vantajosos que os dos concorrentes. Se as contas não fecharem no final do mês, o prejuízo levará inevitavelmente a empresa à falência.

Lidar com os números, no entanto, é um desafio para a maioria dos empreendedores. Atualizar tabelas, planilhas e fluxo de caixa, por exemplo, exige atenção e prática ao administrador. A boa notícia é que existem ferramentas para controle financeiro que podem se adaptar à dinâmica e ao tamanho do seu empreendimento.

Guia de Bolso, ZeroPaper e Conta Azul são alguns dos aplicativos que podem contribuir muito para a gestão financeira da sua empresa. A vantagem dessas tecnologias é que elas podem ser acessadas pelos mais variados dispositivos: smartphones, tablets, desktop.

2. Software para gerenciar a armazenagem de documentos

Qualquer empresa que passa por uma fase de expansão acelerada dos negócios vivencia esse problema: o acúmulo de documentos importantes começa a atravancar processos corriqueiros da empresa. O pior acontece quando papéis fundamentais são perdidos e danificados.

Em alguns casos, como arquivos tributários e trabalhistas, a empresa pode sofrer punições pela inobservância da guarda. A fim de evitar esses problemas, introduzir um software de gestão de documentos permite que a empresa organize toda sua documentação, aprimore processos e não perca informações importantes.

3. Gerenciamento de vendas

Entre as ferramentas de gestão de negócios que não devem faltar em qualquer empresa que lide com um volume alto de mercadorias está a de administração de vendas. O ideal é descomplicar ao máximo os processos para que o fechamento das transações seja feito rapidamente.

Dependendo do formato do negócio, diferentes tecnologias podem ser aplicadas para aprimorar os processos e aumentar o faturamento. Confira:

Mapa de oportunidades

Consiste em um software de controle visual. O programa cruza dados de clientes com produtos e serve de apoio para definir ações que aumentem as vendas.

Forecasting

O objetivo do programa é projetar as vendas da empresa. Por meio das previsões, é possível entender em qual época a tendência para fechar novos negócios é maior.

CRM

Entre as vantagens de utilizar um CRM está a automação dos processos de marketing, vendas e suporte. Ele torna ágeis procedimentos simples, evita erros causados por falha humana e oferece informações importantes para embasar a tomada de decisão.

Como visto, o desenvolvimento tecnológico oportunizou o desenvolvimento de ferramentas de gestão de negócios que podem contribuir para a administração de qualquer tipo de empresa. Cabe ao empreendedor definir qual é a sua necessidade e de que forma a tecnologia poderá contribuir para organizar os processos e potencializar seus lucros.

O sistema de franquias permite pular algumas das etapas acima, poupando tempo e dinheiro para o investidor. Quer saber mais? Conheça a Casa do Construtor!