Franquia de sucesso: qual a importância da dedicação do franqueado?

Devido às diversas vantagens proporcionadas, muitos empreendedores veem com bons olhos o franchising. Afinal, ocorre uma diminuição do risco devido à aquisição de um modelo de negócio pronto e o suporte prestado pelo franqueador. Apesar disso, para se ter uma franquia de sucesso, não basta apenas replicar o que deu certo, é preciso que o franqueado se prepare e se dedique à sua unidade.

É comum as pessoas acreditarem que, por se tratar de uma franquia, não é necessário se esforçar para se ter bons resultados. Entretanto, isso é uma grande mentira, pois se tornar um franqueado não é sinônimo de sucesso garantido. Uma vez que, para conseguir o retorno esperado, é preciso que o empreendedor tenha comprometimento com o seu negócio.

Por isso, abordaremos nesse artigo a importância de se ter dedicação à franquia e o que é preciso fazer para conseguir bons resultados em sua unidade. Boa leitura!

Qual a importância da dedicação do franqueado para se ter sucesso?

Apesar de toda burocracia envolvida na abertura de uma empresa, muitos brasileiros têm o desejo de empreender e ter o próprio negócio. No entanto, muitos têm a falsa ideia de que, para atingir o sucesso, será preciso trabalhar menos do que um emprego convencional. Isso é ainda mais comum quando há o desejo de investir em uma franquia.

Mesmo que o franqueador faça treinamentos e oriente os seus franqueados para alcançar bons resultados, uma franquia de sucesso só é possível devido às atitudes realizadas pelo empreendedor. Ainda que o objetivo desse investimento seja por se tornar uma segunda fonte renda, é necessário que o investidor tenha disposição e dedique o seu tempo a sua unidade.

Caso contrário, existe um grande risco do negócio não vingar. Sem o olhar atento do dono, é possível que aconteça situações que necessitam ação imediata, as quais o colaborador não terá condições de executar. Isso acontece principalmente após a abertura da unidade.

Nessa época, é fundamental que o empreendedor seja o primeiro a chegar e o último a sair. Além disso, ele deve contribuir em tudo na franquia, desde a administração da unidade, até a realização da limpeza e prestar o atendimento ao cliente.

Tenha afinidade com o segmento de atuação

Ao escolher a melhor franquia para se investir, um dos primeiros passos é realizar uma autoanálise. Como é preciso que o empreendedor dedique de seu tempo ao negócio, nada mais natural que optar por um segmento de mercado o qual ele goste e se identifique.

É preciso estar ciente que um franqueado terá que trabalhar várias horas diárias em sua unidade, principalmente nos primeiros meses do empreendimento. Por isso, é necessário que o investidor escolha por uma marca que tenha ligação com os seus valores e suas paixões.

Siga as recomendações do franqueador

Uma das maiores vantagens de investir em uma franquia é a possibilidade de replicar um modelo de negócio que já foi testado, aperfeiçoado e aprovado. Dessa forma, parte do sucesso da unidade se deve à execução das regras estabelecidas pela franqueadora, de modo a manter todos os seus processos operacionais e a sua identidade de marca.

Além disso, a matriz tem um grande know-how que permite ao franqueado ter mais eficiência na gestão de seu negócio. Sendo assim, é fundamental que o empreendedor e seus colaboradores participem dos vários cursos e treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Tenha uma boa equipe

Existe um consenso no mundo corporativo de que, para alcançar bons resultados, é fundamental investir no capital humano da empresa. Isso não seria diferente para uma franquia, pois os colaboradores têm um importante papel no sucesso da companhia. Por isso, o empreendedor deve ter muito cuidado no momento de montar a sua equipe.

Durante o processo seletivo, é preciso escolher por um candidato que tenha um perfil adequado à vaga oferecida. Após a contratação, é necessário encontrar meios de manter a motivação do colaborador, já que uma equipe insatisfeita não obtém os resultados desejados pelo empreendedor.

Saiba como gerenciar sua unidade

Apesar de todo o suporte proporcionado pelo franqueador, é necessário que o investidor tenha ciência que será preciso ter planejamento e organização na gestão de sua franquia. Principalmente no que diz respeito à saúde financeira de sua unidade.

Caso não haja um preparo adequado, é comum o empreendedor cometer erros banais, como considerar o caixa da empresa como extensão de sua conta bancária pessoal. Por isso, caso o investidor não tenha o conhecimento técnico que o permita gerenciar sua franquia, será fundamental que ele se capacite, seja por meio dos treinamentos oferecidos pela matriz, seja pela realização de outros cursos.

Conheça o público-alvo

Para conseguir ter bons resultados, um empreendedor deve ter um bom conhecimento sobre o público-alvo de seu negócio. Assim, é possível oferecer soluções que atendam às necessidades de seus clientes.

Além disso, ao ter boas informações sobre o consumidor, o investidor terá meios para desenvolver ações de marketing mais assertivas, as quais proporcionarão mais vendas. Mesmo que a franqueadora dê suporte sobre o perfil do cliente, o franqueado precisa obter dados locais que embasem o desenvolvimento da estratégia para a sua franquia.

Por que é importante escolher uma boa franquia?

Como é possível perceber, existem várias iniciativas que o empreendedor deverá realizar para conseguir ter uma franquia de sucesso. Contudo, para se ter o resultado esperado, é fundamental que ele faça uma análise cuidadosa ao escolher a empresa franqueadora. Afinal, parte do êxito do empreendimento se deve ao suporte prestado pela matriz.

É preciso que a escolha da franquia não seja baseada em suposições. Por isso, é essencial realizar uma pesquisa de mercado para determinar quais setores proporcionam as melhores oportunidades. Em seguida, será necessário realizar uma autoanálise para definir se o seu perfil é compatível com o segmento de mercado analisado.

Outro importante fator a ser considerado é o franqueador. Para diminuir riscos, é preciso que essa empresa tenha marca e modelo de negócios consolidados no mercado. É essencial pesquisar como é a relação entre a matriz com os seus franqueados e qual é suporte oferecido.

Diante disso tudo, o investidor não deve esquecer que a sua dedicação é a principal variável que proporcionará os bons resultados de sua franquia. Portanto, antes de fazer qualquer escolha, é primordial considerar se você terá as condições necessárias para enfrentar essa empreitada.

Caso você queira saber mais sobre como ter uma franquia de sucesso, entre em contato conosco. Teremos o prazer em ajudá-lo a fazer a melhor escolha.