Franquias da construção: um dos setores mais promissores no Brasil!

Quer fazer de 2019 o seu ano de mudança profissional? Conheça as franquias dos setores mais promissores no Brasil e comece a empreender. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2018 fechou com crescimento acima de 7%, mesmo com a economia brasileira instável.

Esse tem sido um mercado muito procurado devido à segurança oferecida para um novo negócio, ao baixo risco e ao suporte dado pelas franqueadoras. Por isso, listamos as franquias que são tendências para o novo ano de acordo com o crescimento do mercado. Saiba mais sobre cada setor!

Franquias dos setores mais promissores no Brasil

Estão englobadas as áreas de beleza e estética, pet e veterinária, alimentação, negócios online e construção civil. Veja!

Beleza e estética

É um mercado difícil de ser abalado pelos altos e baixos da economia. E não são somente as mulheres que têm feito os índices subirem — os homens têm participado dessa evolução e estão se tornando clientes fiéis. Com isso, os faturamentos dessas franquias só tendem a aumentar.

Uma pesquisa realizada pela Cosmentology e Netquest ouviu mais de mil homens quanto aos cuidados com a aparência nos últimos cinco anos. 39% dos homens brasileiros consomem serviços de beleza e compram produtos cosméticos para se cuidarem, mas sem exageros.

Já 8% dos homens são mais preocupados com a aparência e investem mais, indo a salões ou barbearias e adquirindo produtos. Independentemente da mudança do comportamento masculino, há aqueles, geralmente homens maduros, que são consumidores desde a adolescência. E, ainda, há 18% dos homens que representam uma parcela que considera que deve haver esse cuidado, mas que, no entanto, não faz muita questão de mantê-lo.

Os dados demonstram a expansão do mercado e as oportunidades tanto para o público feminino quanto para o masculino. Além da prestação de serviços dentro dos salões de beleza e estética, ainda há a comercialização dos produtos, inclusive, dos naturais, que são menos agressivos à saúde da pele e do couro cabeludo.

A diversidade da área atinge estética facial e corporal, cabelo, maquiagem, mão e pé e depilação. Cada vez mais jovens iniciam seus tratamentos até mesmo como prevenção, pois a estética não é mais considerada somente beleza e, sim, saúde para se sentir bem.

Pet e veterinária

“O cachorro é o melhor amigo do homem” já diz o ditado. O mesmo descobriu-se do gato. O amor pelos peludos fez esse mercado faturar R$ 20,3 bilhões em 2017, conforme informou a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). No Brasil, há 132,4 milhões de animais de estimação entre cachorros, gatos, aves, peixes, coelhos e outros.

Ou seja, é um mercado grande, com diversas categorias de produtos e serviços para você empreender no que se encaixa mais dentro de seu perfil e dinheiro para investir, como:

  • petsitter, que é a babá de cachorros e gatos;
  • dogwalker, que são as pessoas que passeiam com os animais;
  • serviço de vacina, banho e tosa;
  • loja de alimentos, medicamentos, roupas e acessórios;
  • clínica veterinária;
  • hotel e creches para a hospedagem dos animais enquanto seus donos se ausentam;
  • adestramento dos cachorros.

Alimentação

O mercado de alimentação é muito variado. Há opções para franquias de restaurantes, lanchonetes, food trucks, pizzarias, delivery, refeições prontas e, ainda, de alimentos naturais e orgânicos. Isso sem falar dos sucos e comidas típicas.

Você pode adquirir franquias de lojas ou quiosques, que representam uma boa alternativa para quem tem pouco capital para investir e nada impede que, no futuro, seja possível expandir seu negócio. Inclusive, o retorno desse investimento é mais rápido, entre 12 e 18 meses.

Com a correria do dia a dia e a mudança de comportamento dos consumidores, o hábito de se alimentar na rua é crescente e foi debatido no Congresso Internacional de Food Service pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), João Dornellas, que demonstrou números de mais de 1,3 milhão de pontos de venda de refeições no Brasil e um aumento do mercado, nos últimos 10 anos, de 246,2%.

Negócios online

São franquias virtuais com as mesmas diretrizes de uma franquia tradicional — o que muda é o espaço físico, que não é mais necessário. Você pode trabalhar no sistema home office. Tem baixo custo e estratégias para elevar a produtividade. Sua expansão tem atendido até o mercado externo, trabalhando em algumas áreas, como:

  • lojas virtuais;
  • venda e desenvolvimento de softwares na nuvem;
  • provedor de internet;
  • desenvolvimento de aplicativos e sites para celular e tablet;
  • videoaulas;
  • consultorias virtuais;
  • marketing digital, infoprodutos, dentre outros.

Construção civil

É considerado um dos termômetros da economia brasileira. A ABF informou que, no segundo trimestre de 2017, o setor faturou R$ 2.187 bilhões. É um mercado que precisa de mão de obra especializada para corrigir problemas de infiltrações e parte elétrica, reformar e construir imóveis.

Independentemente de se ter um imóvel alugado ou próprio, as manutenções nunca param, permitindo que as franquias de construção civil sejam um negócio rentável e sólido. O indício da recuperação econômica é um dos atrativos para novos investidores.

Os franqueados recebem curso de capacitação para trabalharem com franquias da área de construção civil porque as marcas exigem conhecimentos técnicos.

Vantagens da franquia de construção civil

Entenda quais são as vantagens:

  • empreendedor encontrará um negócio pronto e em atividade. Não terá que pensar em nomes para sua marca, testar produtos ou serviços para saber a opinião dos clientes e lutar para demonstrar que sua empresa tem credibilidade. Tudo isso já vem estruturado;
  • os investimentos que o franqueador fizer para a rede serão divididos entre todos os franqueados. Devido ao volume de trabalho, o custo é reduzido e consegue-se melhores preços, desde campanhas publicitárias até a compra de maquinários;
  • franqueador oferece todo o know-how para o empreendedor gerenciar seu negócio. Treinamentos são constantes em todas as áreas de gestão e produtos para, assim, minimizar os riscos;
  • como há muito suporte por parte da rede, a taxa de mortalidade de uma franquia é pequena, de 3%, comparada com a das empresas de varejo que não seguem o mesmo modelo de negócio, que é de 26% no primeiro ano de atividade.

Diante de tantas informações, é possível perceber a importância desse mercado para a economia brasileira e as grandes oportunidades de negócio ao escolher franquias que já contam com credibilidade, estrutura e anos de trabalho e são conhecidas dentro de seu mercado de atuação.

Neste post, você pôde ver as franquias dos setores mais promissores no Brasil, e a construção civil é um deles, oferecendo crescimento, bom investimento e ótimas vantagens.

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