Fundo de propaganda de franquia: entenda o que é e como funciona

Fundo de propaganda: você sabe o que é isso? Basicamente, é um termo usado para se referir a uma taxa (fixa ou não) cobrada mensalmente das franquias. Essa arrecadação tem o objetivo de financiar as campanhas de publicidade e marketing da rede como um todo, com a finalidade de promover a marca, divulgar os produtos ou serviços e obter maior alcance do público.

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Diante disso, fica claro a importância que esse recurso tem para as franquias. No entanto, para quem está ingressando agora no mercado ou ainda pretende investir nesse modelo de negócio é normal surgirem algumas dúvidas referentes ao assunto. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o fundo de propaganda. Confira!

Qual a importância do fundo de propaganda?

Também conhecido como fundo de marketing ou fundo cooperado de publicidade, o fundo de propaganda é uma estratégia que visa beneficiar a todos. Além de expandir a marca, tem como vantagem a possibilidade de destacar seus diferenciais e ainda aumentar sua participação no mercado.

Já para o franqueado, investir nesse tipo de negócio, além da economia com publicidade, permite que ele tenha mais tempo para se dedicar à franquia. Essa ação possibilita acompanhar de perto a concorrência, aumenta o conhecimento sobre o mercado e aprende a identificar as oportunidades e, consequentemente, os riscos.

Qual o objetivo do fundo de propaganda?

O fundo de propaganda tem como objetivo divulgar e valorizar a marca por meio de campanhas de marketing. Sendo assim, a verba adquirida pode ser utilizada nos seguintes casos:

  • criação de anúncios que podem ser usados por todas as franquias da rede;
  • pesquisa de mercado;
  • pagamento da agência responsável pelo desenvolvimento das campanhas;
  • criação de materiais para divulgação como folders, catálogos, anúncios em jornais e revistas, comerciais em TV ou rádio etc;
  • eventos para promover um produto ou serviço.

Como funciona na prática?

Cada empresa tem a liberdade de definir o valor cobrado. Sendo assim, a taxa pode ser fixa mensal ou percentual ao faturamento bruto de cada unidade, variando entre 2% a 5% . Vale lembrar que, apesar de ser administrado pela rede franqueadora, esse montante não faz parte do seu faturamento. Isso significa que essa arrecadação só pode ser usada para fins que beneficiam todas as franquias.

Por esse motivo, a franqueadora deve agir de forma transparente, fornecendo periodicamente para os franqueados um relatório informando o saldo atual e com o que ele foi gasto. Nesse caso, para discutir o que foi feito e decidir quais serão os próximos passos, é ideal fazer uma reunião com os representantes de cada franquia.

O que a legislação diz sobre o assunto?

O fundo de propaganda trata-se de uma cobrança legal prevista no artigo 3º da Lei de Franquias (nº 8955/94). A legislação não especifica os limites de cobrança, porém, uma observação importante presente na cláusula é para que o franqueador deixe claro para o franqueado o que está sendo cobrado.

Com base nessas informações, fica evidente a importância e o impacto que o fundo de propaganda tem sobre as franquias. Sendo assim, antes de qualquer decisão, estude bem o mercado, analise as propostas e seja cauteloso. Essas ações farão com que você tenha capacidade de acertar na escolha e, assim, obter o sucesso desejado.

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