Investimento em franquia: como calcular o retorno do capital?

Começar um negócio do 0 ou se associar a uma marca de credibilidade? Acredite, o modelo de franquia pode ser a melhor opção para quem deseja começar um empreendimento, pois envolve uma marca que já possui uma boa imagem no mercado — o que ajuda na atração de clientes.

Investimento em franquia

Se você tem dúvidas a respeito do retorno financeiro e da sobrevivência do negócio, leia este post sobre investimento em franquia e fique mais tranquilo!

O retorno do capital investido

Saber calcular o quanto o capital investido vai render e ter uma previsão do tempo necessário para retorno desse dinheiro é fundamental para perder o medo de investir e garantir maior tempo de vida para seu negócio.

Em outras palavras, todo investimento merece ter um planejamento e uma base do retorno do capital, já que um dos principais motivos de fracasso entre os investidores é a ausência da previsão de retorno financeiro.

Mas o que é necessário para calcular a previsão do retorno do investimento? A forma de estimar esse retorno pode sofrer variações, mas, basicamente, o cálculo consiste na divisão do total investido pelo lucro líquido mensal.

Porém, um bom investimento merece cálculos criteriosos, e para tanto se deve levar em conta o risco do negócio e outros aspectos. Saiba mais a seguir:

As variáveis do cálculo

A organização, bem como a precisão dos cálculos financeiros, é de suma importância para garantir o bom andamento de sua empresa e para prevenir futuras perdas.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é um dos fatores que devem integrar seu cálculo de investimento, pois ela tem que agregar valores ao seu negócio. Assim, é preciso se informar a respeito da marca e ver suas taxas de crescimento para ter uma previsão de retorno.

Capital de giro

Além de ponderar a taxa da franquia, você deve incluir o capital de giro necessário. Sua empresa vai necessitar de dinheiro para dar continuidade às operações: pagar fornecedores, manter estoque, oferecer financiamento aos clientes etc. Nesse aspecto, optar por uma franquia que te ajude a calcular os gastos é um diferencial para a saúde financeira de seu negócio.

Aquisição de ponto comercial

Analise qual é a melhor opção para você: alugar ou comprar um imóvel? Esse é um fator decisivo e deve ser pontuado no cálculo de investimento, pois você vai necessitar de espaço para instalar sua empresa. Então, a curto e a longo prazo, é melhor alugar ou comprar? Calcule.

Custos adicionais e royalties

Os custos adicionais — com reformas do imóvel, compra de mobiliário, aquisição de equipamentos etc. — também devem integrar seu cálculo de investimento. E não se esqueça de incluir o pagamento dos royalties da franquia.

Em posse de todas essas informações, ficará mais fácil de calcular o retorno financeiro do investimento em franquia.

O cálculo de retorno

Para saber em quanto tempo você vai conseguir obter lucros suficientes para cobrir o valor investido, você deve fazer o cálculo de retorno. Ele consiste em medir o valor investido e o lucro médio.

Por exemplo: se você investiu R$ 550 mil na franquia e seu lucro médio mensal é de R$ 15 mil, então o retorno completo do investimento será em 36 meses.

Está pensando em fazer investimento em franquias? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades desse tipo de empreendimento!