Passo a passo: descubra como investir em franquias sem erros!

Uma das razões que leva o empreendedor a investir em uma franquia é acreditar que fazer parceria com uma rede já consolidada no mercado tornará mais fácil sua caminhada para o sucesso. No entanto, pensar dessa maneira pode ser um grande erro, visto que contar apenas com o reconhecimento da marca não é suficiente para alcançar bons resultados.

Nesse sentido, como qualquer outro empreendimento, ao investir em franquias, é fundamental analisar os riscos, ter um planejamento e, sobretudo, estar atento às armadilhas existentes nesse modelo de negócio.

Sendo assim, neste artigo, vamos mostrar quais são os erros mais comuns que você deve evitar. Além disso, apresentaremos também alguns passos fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. Então, quer saber como investir em franquias de sucesso? Acompanhe a leitura!

Quais são os erros mais comuns ao investir em franquias?

Apesar de as franquias serem uma alternativa segura de investimento, uma vez que apresentam menos riscos, existe (mesmo que pequena) a chance de você cometer uma falha que possa prejudicar o desenvolvimento do seu negócio. Por esse motivo, separamos os erros mais comuns para você ficar atento. Confira!

Não saber se tem o perfil de empreendedor

Escolher uma franquia sem verificar se o seu perfil de empreendedor é condizente com o da rede não é uma boa ideia. Isso porque o sucesso do seu investimento vai depender exclusivamente de você. Por isso, independentemente da fama da marca, é preciso analisar se as suas expectativas estão de acordo com o perfil da rede.

Faltar um plano de negócio bem definido

O planejamento é uma das etapas fundamentais para ter um empreendimento de sucesso. Por meio doplano de negócio, você tem um panorama do que acontece no mercado e pode acompanhar de perto os concorrentes. Além disso, é possível analisar as informações referentes aos produtos, serviços e finanças e, assim, perceber o que precisa ser melhorado.

Negligenciar o devido valor aos treinamentos

Independentemente do nível de experiência, assumir esse tipo de negócio requer alguns cuidados para não comprometer a imagem da rede e, por consequência, gerar prejuízos a ela. Por isso, estar presente aos treinamentos é de extrema importância para quem deseja abrir uma franquia.

Os treinamentos possibilitam que você aprenda mais sobre a gestão de negócios e conheça o diferencial da rede pela qual está interessado. Além disso, é por meio dessas orientações e capacitações que as unidades mantêm o padrão de qualidade.

Quais os passos necessários para ter sucesso com a sua franquia?

Agora que você já sabe dos erros mais comuns a serem evitados em uma franquia, confira algumas dicas para você ter sucesso no seu negócio. Acompanhe!

Calcule o retorno do investimento desejado

Naturalmente, quando se pensa em abrir uma franquia, logo vem à mente o tempo necessário para ter o retorno do investimento. No entanto, o franqueado precisa estar ciente de todas as etapas que requerem gastos para, assim, fazer uma análise do cenário. Com isso, ele saberá quanto obteve de lucro ou prejuízo.

Verifique se a franquia é ideal para você

Para escolher a franquia ideal, é necessário avaliar uma série de ações. Veja a seguir algumas delas:

  • tamanho da rede franqueadora;
  • pesquisa com os franqueadores e ex-franqueados da marca;
  • canais de divulgação da rede;
  • valor da taxa de divulgação ou de marketing cobrada pela rede e, principalmente, o orçamento anual investido em mídia;
  • comparação da sua meta de investimento com os números apresentados pelo franqueador;
  • leitura atenta à Circular de Oferta e Investimento — COF. Nela, constam todas as informações referentes aos deveres e obrigações tanto do franqueador quanto do franqueado.

Com base nessas informações, é possível perceber como investir em franquias pode ser vantajoso. Para alcançar o sucesso, é preciso muita cautela, considerar os riscos e, em especial, analisar os pontos positivos e negativos, a fim de evitar qualquer chance de erro.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto ou esclarecer alguma dúvida? Então entre em contato com a gente!