Investir em franquias: conheça as 8 principais vantagens!

Investir em franquias tem sido um dos negócios mais seguros dentro do mercado brasileiro, até para quem é iniciantes nos investimentos. Tratam-se de empresas consolidadas que já sobreviveram a muitos testes, desde o modelo de negócio usado aos seus produtos desenvolvidos e formas de atendimento.

A Associação Brasileira de Franchising divulgou que o mercado de franquias cresceu 6,3% no terceiro trimestre de 2018 comparado ao ano de 2017. Além disso, ele gerou 80 mil novas vagas de trabalho e o seu faturamento aumentou de quase R$ 42 bilhões para R$ 44,5 bilhões.

É um mercado promissor! Continue a leitura para entender as suas 8 principais vantagens e os custos envolvidos nesse investimento.vantagens de investir em franquias

Quais são as vantagens de se investir em franquias?

Quem pretende empreender no setor de franquias deve entender que se trata de um negócio de baixo risco e repleto de benefícios:

1. Plano de negócios estruturado

O seu investimento será feito em uma empresa pronta e em atividade no mercado. Quando você abrir a franquia, o público já conhecerá a marca, pois os clientes não distinguem franqueador de franqueado.

Para transformar o seu negócio em uma franquia da Casa do Construtor, por exemplo, você não precisará focar em construir a credibilidade da empresa, como acontece em empreendimentos tradicionais, já que ela traz a reputação que é necessária no mercado.

2. Identidade visual e suporte padronizado

Todo conceito visual da marca está padronizado, desde o seu ambiente até o meio online. O projeto já conta com arquiteto, engenheiro, fiscalização de obra e equipamentos para garantir que todas as unidades sejam iguais. Isso facilita a identificação imediata pelo público da franquia.

3. Análise de mercado

O franqueador analisa com você a região ideal para a instalação da nova unidade da marca. Uma pesquisa de mercado é feita para saber se não há saturação da mesma rede ou se concorrentes fortes podem prejudicar o novo negócio. Assim, é possível decidir a localização que vai gerar mais clientes e facilidades.

4. Ações de marketing

Os custos de ações de marketing são divididos entre os franqueados, já que a comunicação é feita da mesma forma para todas as unidades. Utilizam-se ações tanto offline quanto online para atingir o público-alvo da marca, desde anúncios no Linkedin e Google Adwords, por exemplo, até outdoors e publicações em revistas do setor.

5. Divisão de outros custos do negócio

A mesma divisão de despesas da ação de marketing acontece com custos em materiais para escritório e maquinários, como PC e notebook. Essa ação contribui para a redução de custos em todos os negócios. Por exemplo, a compra de notebooks em várias unidades pode sair por um preço mais em conta do que se cada loja realizasse a sua própria aquisição.

6. Conhecimento compartilhado e treinamento

Como a rede trabalha padronizadamente, o fraqueador desenvolve eventos para que todos os franqueados tenham novas informações sobre produtos, atendimento, gestão, etc.

Tanto o empreendedor quanto o funcionário que está iniciando no ramo de franquias recebe treinamento para se adaptar ao modelo. Inclusive, o franqueado pode chegar a fazer estágio em alguma loja da rede para ampliar a sua experiência e sanar dúvidas.

7. Auditorias internas

As redes de franquias realizam periodicamente auditorias nas unidades para verificar a ocorrência de falhas, como erros no fluxo de caixa. Assim, a auditoria corrigirá onde há defeitos e ensinará como fazer os procedimentos internos corretamente.

O mercado de franchising prima pelo crescimento da coletividade, pois todos têm metas a serem cumpridas. Por isso, o suporte realizado é completo e eficaz. Dessa forma, mantém-se a padronização da marca e a gestão eficaz do empreendimento.

8. Assistências extras

Você conta com orientação em relação à contabilidade, tributos, área jurídica e toda parte burocrática. Assim, o seu negócio tem um acompanhamento de perto e evita problemas sérios para a rede. Dúvidas simples quanto ao fluxo de caixa, por exemplo, podem ser sanas com o suporte da franquia.

Quais são os custos associados ao investimento em franquias?

Mesmo que você seja um investidor com pouca experiência, saiba que o franqueador capacita, por meio do seu know how, as pessoas que vão trabalhar com determinadas marcas. Quanto aos custos envolvidos, veja quais são os valores referentes ao:

  • capital de giro: dinheiro guardado para pagar as despesas da franquia no começo do negócio, desde estoque até custos operacionais;
  • taxa de franquia: cobrada quando você entra para a rede franqueadora. É uma taxa destinada a pagar os valores do treinamento inicial, despesas com a implantação da marca e demais custos para iniciar o negócio;
  • taxas de royalties: valor mensal cobrado em porcentagem, conforme o faturamento bruto da sua loja;
  • taxas de marketing: quantia arrecadada para que o franqueador desenvolva ações de marketing para divulgar todas as franquias, devido à padronização das mesmas;
  • taxas de sistemas e tecnologias: pode ter o seu valor variável ou fixo para que as lojas sejam automatizadas e tenham constante manutenção, atualização de computadores e softwares padronizados;
  • taxa de serviços extras: efetuada em uma loja franqueada e não é registrada no contrato. Os valores variam de acordo com o serviço realizado;
  • custos operacionais: gastos necessários manter o negócio funcionando, como telefone, aluguel, água, luz, internet, energia elétrica, funcionários etc.

Vale ressaltar que não basta ter capital suficiente para custear as despesas envolvidas no investimento em franquias. Como todo empreendimento, é necessário perfil para gerir um negócio no setor. A marca da franquia traz toda a bagagem de mercado e experiência, mas é você quem deve desenvolver perfil empreendedor para obter os resultados esperados.

As vantagens acerca do investimento em franquias permitem que esse mercado tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente em relação aos materiais para construção civil. Cada vez mais empresas buscam soluções que aumentem a qualidade dos seus serviços, dos mais simples às atividades mais complexas.

Pensa em investir em franquias? Entre em contato conosco. Ajudamos você a iniciar uma franquia do zero na área de equipamentos para construção civil. Se já conta com uma locadora, transformaremos o seu negócio em uma franquia da Casa do Construtor.