Marketing para franquias: 7 dicas para fazer seu negócio deslanchar

A divulgação de marcas e produtos tem se dado de forma mais dinâmica e competitiva. Por conta disso, o marketing para franquias se tornou uma estratégia indispensável para esse tipo de negócio. Contudo, ele possui algumas restrições impostas pela franqueadora ao franqueado. Diante disso, a criatividade deve ser o caminho para que o empreendedor fidelize a clientela, venda mais e, assim, amplie sua atuação no mercado.

Conhecer detalhadamente o público que deseja atingir, atuar nas redes sociais e construir relacionamentos duradouros com clientes a partir da excelência no atendimento devem ser os alicerces para fazer o seu negócio deslanchar. Por isso, continue a leitura deste post e entenda mais sobre o assunto!

Qual a importância das estratégias de marketing para franquias?

A metodologia tradicional de divulgação de marcas está cada dia mais perdendo espaço para o marketing digital. Em outras palavras, anunciar em revistas, jornais e outdoors, bem como no rádio e na televisão, tem se mostrado menos eficiente e mais caro do que apostar nos canais digitais, especialmente após o boom das redes sociais.

A partir de estratégias que tem por objetivo atingir o público certo, o marketing digital pode ser bastante útil na expansão da rede de franquias, pois ajuda a fortalecer a autoridade e expandir a marca no mercado. Outro ponto importante é a possibilidade de mensurar os resultados e reduzir consideravelmente os custos com propaganda.

O crescimento de diversas franqueadoras passa diretamente pelo seu investimento nesse tipo de abordagem. Afinal, a execução de uma boa estratégia de marketing para franquias pode contribuir com o aumento de recursos, obtidos por meio do tráfego orgânico. Ou seja, as técnicas aplicadas aceleram o crescimento de novas unidades, impactando no aumento da lucratividade.

Por fim, a saúde do seu negócio pode ser acompanhada mais de perto com o auxílio de métricas indispensáveis. De modo geral, a queda nas vendas, a falta de engajamento, a alta competitividade do mercado e demais problemas que afetam a vida financeira de uma franquia podem ser resolvidos com boas práticas de marketing.

Como implementar essas estratégias de comunicação?

Agora que você sabe porque investir no marketing para franquias, está na hora de aprender como ele pode ajudá-lo a conquistar o interesse do seu público-alvo. Em linhas gerais, o principal objetivo é criar um relacionamento mais quente com potenciais compradores, em vez de investir em abordagens frias com baixo poder de retorno.

A partir do marketing digital, as fontes utilizadas para captação de novos clientes — canais de aquisição — podem ser melhor avaliadas, principalmente em relação ao custo de cada uma. Além disso, para que melhores resultados sejam alcançados, é fundamental mesclar o máximo possível entre abordagens online e offline. Portanto, o principal benefício desse tipo de estratégia é atrair e qualificar seus clientes em potencial.

Confira, a seguir, algumas dicas matadoras para fazer o seu negócio deslanchar.

1. Utilize o inbound marketing como aliado

Atualmente, as abordagens frias de propagandas em grande escala são um modelo ineficiente de marketing para franquias. Nesse sentido, o Inbound Marketing é uma alternativa que tem por objetivo principal atrair a atenção de públicos com grande potencial de compras. Nesse modelo, as abordagens são pensadas de modo a preparar o público para reconhecer suas necessidades, afinal, nem sempre todos estão prontos para comprar uma solução.

Mas, afinal, como implantar esse tipo de estratégia? Em linhas gerais, a ideia é gerar conteúdos que demonstrem a qualidade do seu produto, de modo a convencer os clientes a aplicar toda sua economia. Ainda que este seja um dos maiores desafios dos franqueados, é preciso estabelecer objetivos, traçando metas a serem cumpridas a médio e longo prazo.

2. Ofereça conteúdos relevantes

Além de ser uma estratégia que exige pouco investimento financeiro, fazer marketing de conteúdo é uma forma de educar os seus clientes sobre o produto ou serviço que a sua franquia oferece. É importante lembrar que esse modelo de negócio exige um alto valor de investimento. Assim, é natural que o futuro franqueado busque inúmeras informações sobre o assunto e também a respeito da franqueadora.

Nesse cenário, é indispensável compartilhar textos, infográficos, vídeos e demais formatos de conteúdo para melhorar as chances de fazer o seu negócio progredir. Outro ponto positivo sobre esse tipo de estratégia é reforçar o engajamento do seu público-alvo com a sua franqueadora. Assim, a medida que a marca se torna mais conhecida e melhora sua autoridade nos canais de aquisição, ficará mais fácil atrair novos clientes, gerando mais negócios positivos.

3. Estude o público-alvo

Você conhece os seus clientes? Compreende os problemas e as dúvidas do público que deseja atender? Estudar o consumidor-alvo do negócio é a primeira etapa para desenvolver a abordagem, linguagem e as formas de comunicação que devem ser adotadas. Ainda, o empreendedor precisa saber onde essas pessoas estão, de que maneiras elas desejam se relacionar com a marca e quais são os valores que elas reconhecem.

Por outro lado, se você não sabe por qual caminho começar, construa o hábito de conversar muito com a sua clientela. Nesse sentido, ler bastante também pode ajudar, especialmente os conteúdos baseados em pesquisas, reportagens e matérias que fornecem informações valiosas sobre as práticas habituais do mercado.

Uma boa dica é montar uma pesquisa de satisfação. Por meio dela, solicite que os consumidores deem opiniões sobre o atendimento, os processos e os produtos oferecidos por você. Deixe um espaço para a proposição de melhorias. O feedback dado por eles pode ser o início de alterações significativas no empreendimento.

4. Invista nas redes sociais

De acordo com dados divulgados pelo Facebook, 45% da população brasileira é frequentadora assídua da maior rede social do mundo. Os números indicam que cerca de 102 milhões de pessoas navegam pelo site mensalmente. Nesse universo, é natural que seja possível realizar novos negócios online, especialmente porque diversas franqueadoras permitem aos franqueados locais criarem perfis nesse tipo de plataforma.

Esses canais possibilitam o fortalecimento do relacionamento com os clientes e são um meio de atingir consumidores em potencial por meio do marketing para franquias. O Instagram, por exemplo, é outra rede muito popular entre os usuários brasileiros. Pensando nisso, é possível utilizar excelentes recursos avançados de publicidade. Entre as funcionalidades estão a segmentação detalhada do público-alvo e a possibilidade de definir o limite diário a ser investido em propaganda.

Com o auxílio de recursos importantes como esses, é possível aprimorar a forma de comunicação e abrir um canal direto com consumidores em potencial. Outro aspecto positivo é ser capaz de entender melhor o cliente, seus desejos, áreas de interesses e demais aspectos que podem ser utilizados como vantagem para atingi-los com maior precisão.

5. Aprenda a lidar com os leads gerados

Após todo trabalho de transformar os visitantes das suas redes sociais em leads, é hora de pensar nas estratégias que serão adotadas para avançar novas etapas no funil de vendas e concretizar o sucesso no retorno do investimento. Mas o que fazer para concretizar uma venda? Nesse momento, muitas empresas podem se perder e falhar na tentativa de qualificá-los, exatamente por não saberem lidar com os leads gerados.

Diante disso, o primeiro passo é segmentá-los, separando aqueles que estão apenas curiosos e não têm chances reais de efetivar uma compra. Em seguida, ofereça materiais ricos em informações que os ajudem a tomar a decisão de apostar em sua franquia. Ou seja, adote uma boa estratégia de e-mail marketing e até mesmo entre em contato com os prospects via telefone ou WhatsApp.

6. Construa relacionamentos com os clientes

No marketing para franquias, muito se fala na busca diária pelo encantamento do cliente. Consumidor satisfeito significa retorno garantido e a propagação do bom serviço prestado por meio do poderoso “boca a boca”. Mas como fazer isso? Superar as expectativas do consumidor deve ser perseguido com ações simples, mas que ofereçam um diferencial significativo.

Desenvolver um atendimento personalizado, atento às necessidades e particularidades de cada indivíduo, é um ponto importante para atingir esse objetivo. Assim, estimular a empatia e a agilidade dos colaboradores a partir de treinamentos específicos é um procedimento que traz resultados na fidelização de clientes.

7. Aposte no marketing de pós-venda

A atenção no pós-venda é uma ação, assim como as demais, que constrói relacionamentos positivos com os consumidores. Embora esse tipo de estratégia no marketing para franquias seja ainda pouco explorada, nessa etapa há uma excelente oportunidade de gerar receitas, especialmente a partir da recompra ou até mesmo pela indicação de novos clientes.

Além disso, por meio de uma ligação ou de um simples contato pelo WhatsApp, a empresa pode ter um feedback importante para aprimorar processos. Questione sobre como foi o atendimento, se a mercadoria fornecida estava funcionando bem, se o problema que o consumidor queria resolver foi, de fato, solucionado. Caso ele relate alguma ocorrência negativa, o contato será a chance de reverter uma insatisfação.

Como podemos ver, o marketing para franquias pode ser construído por meio do investimento na relação entre empresa e consumidor. Seja pela presença física ou pelas redes sociais, ao conhecer o público para qual o serviço é prestado, seu negócio estará apto a oferecer um atendimento superior e, assim, pronto para fidelizar a clientela e fazer o negócio decolar.

O que achou deste conteúdo? Agora você já sabe quais as principais estratégias de marketing que podem ser adotadas para conduzir uma franquia com mais sucesso e também como é interessante se franquear a uma empresa que adota esse tipo de estratégia de comunicação. Caso queira continuar aprendendo mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso artigo sobre como divulgar sua franquia pela internet. Até a próxima!