Mercado de franquias: o que esperar para os próximos anos?

Atualmente, o Brasil está passando por um momento de recuperação econômica. Diante dessa tendência de crescimento, o mercado de franquias surge com ótimas possibilidades lucrativas de negócio. Afinal, mesmo durante a crise o setor mostrou força e teve crescimento consistente,

Por isso, no cenário atual, o franchising tende a crescer ainda mais. Dessa forma, a expectativa é muito positiva e aponta para boas oportunidades. Além disso, em períodos de economia forte, ocorre um forte crescimento na construção civil. Assim, convém ficar de olho no setor e as tendências do mercado de franquias.

Diante dessa expectativa positiva, trazemos neste artigo as principais tendências para que o empreendedor saiba o que esperar para os próximos anos no franchising.

Por que investir em uma franquia?

Muitos brasileiros têm o desejo de deixar a sua vida de assalariado e partir para a aventura de empreender pela primeira vez. Entretanto, muitas pessoas optam por não mudar de vida pois têm o receio de que o seu investimento não trará o retorno esperado.

Devido à perspectiva de que grande parte dos novos negócios declaram falência antes de completar 5 anos, o modelo de franquias surge como uma ótima oportunidade para quem deseja ter menos riscos ao abrir a própria empresa.

Ao optar por uma franquia, o investidor terá a certeza de que está adquirindo um modelo de negócio que fora arduamente testado de uma marca já consolidada no mercado. Além disso, a franqueadora proporciona um suporte completo, que vai desde o auxílio no gerenciamento da unidade, até na escolha do ponto comercial que trará o melhor retorno.

Pelo fato das franqueadoras padronizarem a sua forma de atuação, o empreendedor terá uma maior previsibilidade em lidar com o seu investimento. Com isso, ele saberá exatamente o valor que deve ser investido na instalação da franquia, assim como estabelecer uma expectativa realista para que ocorra o retorno dos recursos aplicados.

Quais são as tendências do mercado de franquias para os próximos anos?

Como o Brasil vive um período de retomada do crescimento econômico, houve algumas mudanças nas tendências do mercado de franchising. Sendo que as principais, são:

Perspectiva de crescimento

Considerado por muitos como uma ótima oportunidade para quem quer abrir o seu próprio negócio, as franquias oferecem diversos benefícios para quem deseja empreender pela primeira vez. Por se tratar de aplicar um modelo de negócio testado, em conjunto com uma marca já consolidada, a aquisição de uma unidade franqueada proporciona riscos inferiores àqueles observados ao investir em uma empresa tradicional.

Diante dessas vantagens, existem boas perspectivas de crescimento para o mercado de franquias nos próximos anos. Não é por acaso que, enquanto a economia brasileira retraía durante a última crise, o setor vivia um momento de expansão. Como a tendência é de recuperação da economia, especialistas acreditam que a aquisição de uma unidade franqueada é uma excelente oportunidade conseguir bons lucros.

Investimento em modelos mais econômicos

Pelo fato da economia mostrar sinais de crescimento, uma das tendências para o setor de franquias é investir em modelos de negócios mais econômicos. Dessa forma, os empreendedores que detêm um capital menor poderão investir com a possibilidade de aproveitar esse otimismo e, consequentemente, obter ótimos ganhos.

Ao considerar realizar um investimento de baixo valor, é possível encontrar boas oportunidades de negócios ao apostar nos quiosques e nas microfranquias. Os empreendimentos desse formato necessitam de um capital inicial menor, além de proporcionar um retorno mais rápido dos recursos aplicados. Essa modalidade de investimento é ideal para os empreendedores mais inexperientes, pois envolve menos riscos do aqueles observados em um estabelecimento de tamanho convencional.

Interiorização das redes

Outra tendência observada na crise e que mostra sinais que continuará é a interiorização das redes. Isso se deve vários fatores, como à saturação das praças, principalmente em grandes centros urbanos, com seus caros pontos comerciais mais nobres.

Essa situação levou algumas das grandes marcas a apostarem em mercados pelo interior do país, o que tem se mostrado promissor devido à possibilidade de aproveitar de um mercado pouco explorado. As cidades menores oferecem muitas vantagens para o estabelecimento de franquias e isso tem servido de argumento para estimular os empreendedores a abrirem novas unidades nesses locais.

Marketing online

Diante da popularidade cada vez maior da Internet em terras brasileiras, muitos empreendedores têm conseguido bons resultados ao utilizar esse canal para conquistar novos clientes. Diante desse cenário, o marketing digital ganhou terreno e já é parte dominante da estratégia de divulgação adotada por inúmeras empresas — inclusive naquela de menor porte.

A oferta de franquia nesse ramo está avançando muito no Brasil e tudo indica que permanecerá nesse rumo por muito tempo. Essa realidade reflete a força do setor, já que a busca por expansão de limites de atuação levou muitas agências a adotarem o formato de franquia para atingirem os seus objetivos.

Franquias digitais

No mundo conectado em que vivemos, é muito difícil imaginar os negócios ganhando espaço sem a ajuda da internet. A rapidez e a praticidade encontradas no ambiente da web é inegável e isso se reflete no comércio eletrônico, com os modelos de franquia online.

No entanto, é uma alternativa que exige cuidados na hora de estruturar o e-commerce do negócio. Isso é necessário para evitar possíveis conflitos de interesses entre os franqueados da rede, já que o ingresso no mundo digital deve integrar todas as unidades, resultando em mudanças que podem afetar a organização.

Além das tradicionais lojas online, é possível oferecer uma grande variedade de serviços pela Internet. Devido à facilidade de se fazer negócios, existem franqueadoras digitais de meios de pagamento, agência de turismo, oferta de crédito, corretora de seguros, entre outras.

Tecnologia e inovação

A tecnologia está em tudo e todos se beneficiam da sua influência, inclusive franquias que investem nesse mercado, as quais conseguem alcançar bons e surpreendentes resultados. Seu uso no dia a dia é um caminho sem volta. Portanto, uma excelente opção de negócio a ser considerada é investir em uma franquia barata de tecnologia, caso a sua intenção seja ter uma empresa própria.

O avanço nessa área interfere diretamente nos negócios e se coloca como grande condutor das empresas para o caminho da inovação. Sem falar nas formas de comunicação entre governos, pessoas e organizações, cada dia mais atrelado ao mundo tecnológico.

Alimentação saudável

Devido ao interesse das pessoas em ter uma rotina com melhor qualidade de vida, o mercado de alimentação saudável vem mostrando um rápido crescimento nos últimos anos. Como essa tendência não mostra sinais de que perderá força, especialistas do setor preveem que esse mercado continuará em expansão, ainda mais quando a economia tende a melhorar.

Diante dessa oportunidade de negócio, muitas empresas oferecem diferentes formatos de franquias para atender um público que deseja consumir alimentos que proporcionam melhores benefícios à saúde. Além de empresas que oferecem lanches saudáveis, prontos para o consumo, há também uma expansão nas companhias que comercializam alimentos orgânicos e sem agrotóxicos.

Serviços para terceira idade

Com a melhora da qualidade de vida do brasileiro, houve um aumento na longevidade da população. Além disso, com o desenvolvimento econômico observado nas últimas décadas, ocorreu uma diminuição da taxa de natalidade, resultando em uma redução no número de filhos por família. Diante desse cenário, há uma tendência de crescimento na proporção de idosos.

Dessa forma, muitos empreendedores estão apostando em empresas que prestam serviços diferenciados às pessoas da terceira idade. Por ser um público bastante heterogêneo, existem diversos modelos de negócios, que vão desde empresas especializadas em cuidados pessoais, casas de repouso, e em passeios pensados exclusivamente nos idosos.

Mercado pet

Com a diminuição da taxa de natalidade e devido à mudança do comportamento das famílias brasileiras, houve nos últimos um aumento considerável na população de animais de estimação no Brasil. Como se tornou comum muitas pessoas considerarem os seus bichinhos como integrante da família, o mercado pet vem, mesmo durante a crise, crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Existem diversas ótimas opções de modelo de negócio, que vão desde a cuidados de saúde animal, até mesmo a empresas especializadas em petiscos e alimentos saudáveis.

Quais são as vantagens das franquias no setor da construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes de qualquer economia e, por isso, representa uma parte considerável no PIB brasileiro. Pelo fato de o segmento estar diretamente relacionado ao mercado imobiliário, o setor passou por dificuldades durante os últimos anos.

Entretanto, essa retração não foi observada pelas franqueadoras que atuam no setor de Casa e Construção. Enquanto o mercado observava uma redução no faturamento, as franquias viviam um momento de expansão nos ganhos.

Hoje, diante de um cenário de crescimento econômico, existe uma grande possibilidade de que o segmento da construção civil seja influenciado por esse otimismo e ofereça aos investidores algumas ótimas oportunidades de negócio.

Esse movimento de melhora refletiu também no mercado de franchising do segmento. Para quem pretende empreender nesse nicho, as franquias disponibilizam linhas diferentes, como:

  • lojas de materiais de construção;
  • locação de equipamentos para obras;
  • lojas de acabamentos e reformas;
  • serviços de pintura, manutenção e limpeza pós-obra.

Embora o setor da construção civil proporcionar boas oportunidades de negócio, é preciso que o investidor tenha bom conhecimento sobre o assunto. Uma vez que a maioria dos franqueadores exigem que o seu franqueado tenha capacitação na área. Além disso, para reduzir os riscos do investimento, é preciso desenvolver um estudo sobre o mercado que atuará e ter um bom planejamento.

Por que considerar a Casa do Construtor?

Como é possível perceber, o setor da construção civil proporciona diversas oportunidades de negócio para quem deseja adquirir uma franquia. Dentre as diversas opções existentes no mercado, a Casa do Construtor surge como uma excelente escolha para quem deseja empreender com segurança e lucratividade.

Afinal, a empresa oferece aos seus franqueados um modelo de negócio sólido, o qual foi testado desde a sua fundação em 1993. Por causa de toda essa experiência, a Franquia Casa do Construtor é considerada como a maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina. Além disso, a empresa se encontra em um processo constante de expansão, sendo que a expectativa é de ter mil unidades em 2025.

De qualquer forma, o mercado de franquias oferece grandes oportunidades para deseja trabalhar por conta própria, inclusive para as pessoas que estão empreendendo pela primeira vez. Uma vez que, por proporcionar um suporte diferenciado aos franqueados, esse modelo de negócio oferece menos risco daquele observado ao abrir uma empresa tradicional.

Caso você tenha se interessado em investir em uma franquia de construção civil, entre em contato conosco. Teremos o prazer em tirar todas as suas dúvidas e trazer a certeza de que esse será o seu melhor investimento. Até a próxima!