Mercado de franquias: o que esperar para os próximos anos?

Apesar dos impactos gerados pela crise nos anos anteriores, com momentos desafiadores para a economia e a política, o mercado de franquias continua crescendo no Brasil.

mercado de franquias para os próximos anos

Em cenários menos turbulentos, o franchising tende a crescer ainda mais. Sendo assim, por hora, esse crescimento ainda pode ser moderado, se levarmos em conta que uma retomada mais acelerada da economia levará algum tempo para acontecer.

Mesmo assim, a expectativa é muito positiva e aponta para boas oportunidades. Assim, convém ficar de olho no setor e suas tendências de mercado.

Tendências para os próximos anos

A projeção esperada para o ramo de franchising nos próximos anos inclui algumas mudanças para facilitar a escolha dos novos adeptos, como os exemplos que selecionamos a seguir:

Continuidade dos modelos econômicos

Uma das tendências é dar continuidade ao lançamento de modelos mais econômicos. Dessa forma, os empreendedores que detêm um capital menor poderão investir em seus novos negócios, sem correr tantos riscos. Embora o pior momento da crise já tenha passado, é fato que os investidores estão cautelosos em relação ao futuro e, assim, menos inclinados a aplicar maior volume de capital.

Interiorização das redes

Outra orientação que parece continuar é a interiorização das redes, o que já vem acontecendo nos últimos anos. Isso se deve à saturação das praças, principalmente em grandes centros urbanos, com seus caros pontos comerciais mais nobres.

Essa situação levou algumas das grandes marcas a apostarem em mercados pelo interior do país, o que tem se mostrado promissor. As cidades menores oferecem muitas vantagens para o estabelecimento de franquias e isso tem servido de argumento para estimular os empreendedores a abrirem novas unidades nesses locais.

Marketing online

O marketing digital ganhou terreno e já é parte dominante da estratégia de divulgação adotada por inúmeras empresas. A oferta de franquia nesse ramo está avançando muito no Brasil e tudo indica que permanecerá nesse rumo por muito tempo.

Essa realidade reflete a força do setor, já que a busca por expansão de limites de atuação levou muitas agências a adotarem o formato de franquia para atingirem seus objetivos.

Franquias digitais

No mundo conectado em que vivemos, é muito difícil imaginar os negócios ganhando espaço sem a ajuda da internet. A rapidez e praticidade encontradas no ambiente da web é inegável e isso se reflete no comércio eletrônico, com os modelos de franquia online.

No entanto, é uma alternativa que exige cuidados na hora de estruturar o e-commerce da franquia. Isso é necessário para evitar conflitos de interesses entre franqueados, já que o ingresso no mundo digital deve integrar todas as unidades, resultando em mudanças que podem afetar a organização.

Tecnologia e inovação

A tecnologia está em tudo e todos se beneficiam da sua influência, inclusive franquias que investem nesse mercado, alcançando resultados surpreendentes. Seu uso no dia a dia é um caminho sem volta, portanto, uma excelente opção de negócio é investir em uma franquia barata de tecnologia, caso a sua intenção seja ter um negócio próprio.

O avanço nessa área interfere diretamente nos negócios e se coloca como grande condutor das empresas para o caminho da inovação. Sem falar nas formas de comunicação entre governos, pessoas e organizações, cada dia mais atreladas ao mundo tecnológico.

Vantagens de franquia no setor de construção

O setor de construção civil é um dos mais representativos do país e apresenta, hoje, inúmeras vantagens para investimento. Agora que passaram os efeitos mais críticos da crise, tem demonstrado uma recuperação animadora.

Esse movimento de melhora refletiu também no mercado de franchising do segmento. Para quem pretende empreender nesse nicho, as franquias disponibilizam linhas diferentes, como:

  • lojas de materiais de construção;
  • locação de equipamentos para obras;
  • lojas de acabamentos e reformas;
  • serviços de pintura, manutenção e limpeza pós-obra.

Uma crise econômica é capaz de colocar em cheque tudo com o que estamos acostumados a lidar, porém, as novas opções vieram para reverter a situação e nos trazer algo melhor, mais moderno e ágil. Isso define o mercado de franquias, que também se renova e lança oportunidades inéditas e criativas.

Se você está considerando abrir uma franquia e dar um novo impulso aos seus negócios, acesse o link e baixe o e-book para ficar por dentro dos detalhes!