Por que devo investir em franquias mesmo na crise?

O cenário de crise econômica assusta as pessoas, pois essa instabilidade gera dúvidas e desespero. Mas existe uma luz no fim do túnel. Mesmo na recessão, enquanto milhares de empresas fecham as portas, outros segmentos ganham força.

Você sabia que investir em franquias é a alternativa mais interessante no momento? Quer conhecer as vantagens desse tipo de negócio? Então confira o nosso post de hoje!
Investir em franquias

Recebe auxílio do franqueador

Começar um negócio contando apenas com você, em meio à crise financeira brasileira, pode trazer muitos contratempos. Para reforçar essa ideia, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destacou que das 1,8 milhão de empresas abertas em 2014, cerca de 600 mil devem baixar as portas em breve. Ou seja, apenas 67% podem se manter na ativa — não se sabe por quanto tempo. Quer correr esse risco?

O estudo ainda aponta que a taxa de crescimento das franquias subiu para 9% e o índice de mortalidade delas é muito inferior ao das pequenas e médias empresas.

Com a franquia, você só repetirá aquilo que já dá certo. E o melhor: contará com o suporte do franqueador!

Além do plano de negócios, estrutura e centros de distribuição, o franqueado também recebe treinamentos e os produtos são testados pela marca, que também fica responsável pelo planejamento das ações estratégicas de posicionamento e divulgação. Assim, você ganha tempo para se preocupar com outros detalhes.

Aumenta a vantagem competitiva

Para se sobressair no mercado, é necessário colocar a mão no bolso e investir. Não é a toa que os custos com campanhas publicitárias, marketing digital e pesquisa fazem parte do planejamento estratégico. Afinal, é fundamental construir uma reputação para atrair e fidelizar clientes.

Quando você adquire uma franquia, também compra um nome consolidado. Todo esse processo de posicionamento, divulgação, esforço de apresentar a sua marca e arcar com custos altos já foi realizado por alguém.

Esse detalhe faz toda a diferença quando falamos de vantagem competitiva. Na maioria das vezes, os clientes já se identificam com a marca e conhecem os seus produtos ou serviços. Isso só prova que investir em franquias é um negócio promissor, sobretudo, nesse contexto de fragilidade econômica.

Amplia a chance de retorno

Toda empresa deve ser planejada! Esse cuidado ajuda a eliminar alguns contratempos. Mas dependendo do cenário, mesmo com tantas precauções, toda essa preparação é confrontada pela vulnerabilidade do mercado. Se você está nesse barco sozinho, corre o risco de afundar. Consequentemente, o investimento se perde.

Normalmente, ao investir em franquias, você obtém o retorno entre 24 a 36 meses, com possibilidade de um faturamento anual de até 23% — cerca de 5% a mais em relação aos modelos tradicionais de negócio.

É normal que o comércio sofra uma retração durante a crise, pois isso deixa as pessoas alarmadas. Mas se você escolhe o modelo certo para investimento, reduz as probabilidades de frustrações e dívidas. Por isso, investir em franquias é uma forma de eliminar os erros e remar no fluxo do mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro das novidades? Então siga a nossa página no Twitter!