Os 7 principais mitos e verdades sobre o investimento em franquias!

As franquias nunca enfrentaram queda, desde que foram iniciadas no Brasil, nos anos 1990. Entretanto, algumas inverdades ainda são espalhados sobre esse tipo de negócio. Você saberia dizer quais são os principais mitos sobre franquias?

Com o intuito de esclarecer essa questão, preparamos este artigo especialmente para você. Dessa forma, iniciaremos o texto abordando a importância da pesquisa e o esclarecimento das dúvidas sobre o ramo antes de ser um franqueado.

Em seguida, listaremos os 7 principais mitos sobre as franquias e, por fim, destacaremos a importância de adquirir uma franquia alinhada ao seu perfil pessoal. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

7 mitos e verdades sobre investimento em franquias

Saiba a importância de pesquisar antes de ser tornar um franqueado

Antes de abrir qualquer negócio, é importante que se colete uma série de informações sobre o mercado. Preço médio de produtos e serviços são umas dessas informações, além de análise do perfil do cliente ao qual a empresa deseja atender.

É importante também conhecer a reputação da franquia, caso deseje entrar nesse ramo, que apresenta maior segurança e estabilidade como suas principais vantagens. Dessa forma, você saberá em qual terreno está pisando e estará mais preparado para as diversas situações que podem ocorrer, sejam elas negativas ou não.

Consulte a franquia que você registrou interesse e questione sobre os treinamentos que ela oferece e a respeito das dicas para implementar o negócio de forma eficaz e alinhada à visão da empresa.

Confira quais são os 7 principais mitos sobre franquias

1. “As franquias são um negócio para qualquer pessoa”

Franquear-se significa, ao mesmo tempo, ser um empregado e proprietário de um negócio. Por isso nem todos são capazes de se adaptar a esse mercado. O franqueado administra uma loja fraqueada seguindo padrões da rede.

Para auxiliá-lo, a matriz dá suporte e paga uma porcentagem do faturamento, o que é conhecido como relação ganha-ganha.

2. “As marcas fortes garantem o sucesso da franquia”

Muitos acreditam que ter uma loja franqueadora de uma rede com marca forte garante, automaticamente, o sucesso do empreendimento. Não é bem assim, é necessário divulgar o negócio com eficiência, além de fazer inovações de produtos e serviços de acordo com a franquia, a fim de não torná-la atrasada.

Dessa forma, confirmar exclusivamente no nome da marca é extremamente prejudicial.

3. “O gerenciamento de uma franquia não é trabalhoso”

Muitos que decidem abrir uma franquia tem uma falsa ideia de que não é necessário trabalhar muito com esse tipo de negócio. Nada pode estar mais fora da realidade. É necessário investir muita dedicação e tempo, especialmente durante o seu início do empreendimento.

Desse modo, antes de iniciar como franqueador, certifique da sua disponibilidade e procure saber se seus sócios também estão preparados para o desafio.

4. “Os retornos são rápidos e garantidos”

Embora as franquias costumem render bem mais do que carteiras de investimento, seu retorno não é mágico. Requer, antes de tudo, muito trabalho, e uma análise do prazo de retorno para o valor investido.

O estudo de viabilidade desse negócio apresenta esse objetivo, que deve ser inserido em todo documento jurídico sobre a abertura de franquia.

5. “Os investimentos em franquias tem retorno rápido e garantido”

Por mais que os retornos sejam maiores do que a maioria das carteiras de investimento, ele não é rápido e não deve ser tratado como garantido, pois esse tipo de pensamento atrapalha a lucratividade do negócio.

O prazo para recuperar o valor investido deve constar no estudo de viabilidade de franquia, além de estar inserido em documentos jurídicos de contrato durante a abertura do empreendimento.

6. “O contato com outros pontos da rede não é importante”

Ao contrário do que alguns imaginam, é de fundamental importância que se mantenha contato com outros pontos da rede de franquia. Essa comunicação serve para manter uma interação com a rede franqueadora, com o intuito de utilizar métodos e técnicas semelhantes, além de analisar soluções de sucesso que foram implementadas ao longo do tempo.

7. “A franquia é um negócio de baixo risco”

Garantia e segurança costumam ser as principais vantagens apontadas ao se falar do mercado de franquias. Essa é uma verdade, porém, não se deve encarar o negócio como de baixo risco.

É necessário conhecer muito sobre o mercado, além de tomar decisões corretas para minimizar as chances de erro que impactarão negativamente.

Conheça a importância de adquirir uma franquia alinhada ao seu perfil

Há um tema comum quando se fala sobre mercado de trabalho: a influência do gosto pessoal do profissional e empreendedor durante a escolha da sua atividade e na produtividade e sucesso que ele terá.

Em geral, afirma-se que é importante que ele se sinta confortável com a sua decisão e que tenha paixão pelo que fará, além de outras características marcantes como competência, conhecimento técnico etc.

Dessa forma, a escolha do tipo de franquia é muito importante ao decidir entrar nesse mercado. Há vários tipos existentes, que varia desde o ramo de alimentos até a construção civil. Escolha o que for mais alinhado ao seu gosto, necessidades e expectativa profissional.

O conhecimento é a chave para toda nova caminhada que você dará em sua vida, além de servir como instrumento para auxiliar caso você já esteja nela e se sinta perdido. Ao longo deste artigo, procuramos esclarecer melhor sobre o assunto, desmistificando e confirmando informações que circulam sobre o mercado de franquias no Brasil.

Absorva o conteúdo para dispor de maior probabilidade de sucesso para a sua empreitada no setor. Além disso, é necessário que você busque por mais informações sobre o tema, buscando sempre se atualizar.

Assim, após conhecer os 7 principais mitos sobre franquias, prepare-se com antecedência para abrir um negócio no setor. Além disso, não navegue por mares desconhecidos, priorize abrir um empreendimento que você tenha grande interesse e conhecimento sobre o assunto e escolha uma franquia consolidada, com grande reputação no mercado.

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