Quer contratar uma equipe para a sua franquia? Saiba como fazer

Para muitos, o empreendedorismo é a arte de conseguir resolver problemas. Entre os vários desafios que devem ser vencidos por quem tem um negócio próprio, um dos mais difíceis é conseguir contratar uma equipe para a sua franquia.

Como uma das maiores vantagens de ser um franqueado é poder usufruir de um modelo de negócio pronto, é preciso que o colaborador contratado tenha um perfil alinhado à marca da franqueadora. Além disso, o empreendedor não deve negligenciar a competência de sua equipe, pois ela será um dos principais responsáveis pelo sucesso do empreendimento.

Por isso, reunimos neste artigo algumas boas práticas para ajudar os futuros franqueados a saber como fazer contratações. Boa leitura!

Dimensione corretamente o tamanho da equipe

O bom atendimento é um dos principais motivos para o sucesso de vários negócios. Afinal, caso o consumidor se sinta valorizado, aumenta-se o grau de satisfação com a empresa, o que resulta na fidelização do cliente e em mais vendas. Para conseguir isso, o empreendedor deve ter um número adequado de colaboradores para atender a sua clientela de maneira competente.

Ao comprar uma franquia, o investidor está adquirindo um modelo de negócio pronto, o qual já foi testado, ajustado e de eficiência comprovada. Assim, é comum o franqueador sugerir o tamanho ideal da equipe. Contudo, o empreendedor deve estar ciente que o número de funcionários será proporcional ao tamanho do estabelecimento, à forma que ocorre o atendimento e à perspectiva de clientes.

Contrate uma equipe alinhada com o perfil da marca

Atualmente, existe uma tendência no mundo corporativo de criar uma identidade própria para a marca de uma empresa. Isso facilita a comunicação com o consumidor, pois ele sabe exatamente qual o posicionamento e pensamento do negócio. Assim, ao consumir um produto ou serviço, o cliente incorpora os valores e a imagem da companhia.

Ao se tornar um franqueado, o empreendedor deve estar ciente de que a sua unidade precisa seguir os princípios adotados pela matriz. Dessa forma, ao contratar uma equipe para uma franquia, é preciso escolher colaboradores que estejam alinhados com o perfil da marca. Isso facilita o processo de seleção e evita futuros atritos que possam ocorrer na equipe.

Busque um perfil adequado para cada cargo

Além de buscar um colaborador que apresente os valores da franqueadora, o empreendedor deverá priorizar candidatos que tenham um perfil adequado ao cargo. Para conseguir fazer uma boa contratação, é essencial saber quais são as características fundamentais que o colaborador precisa ter para se adequar à vaga oferecida.

Sendo assim, é preciso determinar quais serão as atividades realizadas pelo contratado e quais são as habilidades necessárias para exercer com maestria essa função. Por exemplo, caso a vaga existente seja de um vendedor, é fundamental que essa pessoa seja comunicativa, resiliente e conheça estratégia de negociação e persuasão.

De mesma forma, é comum o empreendedor não ter condições para ficar constantemente no estabelecimento. Nesse caso, é preciso contar com o apoio de um profissional qualificado em gestão, o qual consegue supervisionar todos os processos realizados pela franquia.

Faça um processo seletivo adequado

Para conseguir montar um bom time de colaboradores, é preciso produzir um processo seletivo eficiente para que a contratação seja embasada por meio de critérios definidos. Além disso, é necessário considerar os valores da marca e os níveis de qualidade exigidos pelo franqueador no momento de realizar a seleção dos funcionários.

Antes de começar a fazer o processo seletivo, é preciso definir qual será a metodologia a ser adotada para avaliar os candidatos. Não se baseia a escolha apenas na leitura de currículo, pois, mesmo que o postulante tenha todas as habilidades exigidas, é preciso verificar como será o seu comportamento e se ele se adequará à cultura da franquia.

Por isso, é fundamental adotar na seleção a realização de entrevistas, dinâmicas e testes práticos para encontrar mais facilmente o que se procura. É preciso estar ciente de que a didática escolhida deve avaliar as características desejadas para a vaga.

Caso o cargo oferecido valorize a comunicação uma simples entrevista já é suficiente. Agora, caso o mais importante seja o trabalho em grupo, uma dinâmica pode ser a melhor alternativa.

Anuncie as vagas de forma estratégica

Conseguir atrair o maior número possível de bons candidatos é o grande segredo para ser bem sucedido na contratação de equipe para uma franquia. Para isso, o empreendedor deve conseguir divulgar as vagas em canais adequados. Uma boa dica é utilizar ferramentas que estejam de acordo com a identidade de marca da rede de franquias.

Caso o negócio tenha um ar mais tradicional, o anúncio em jornais ou centrais de emprego pode ser uma boa solução. Agora, se o posicionamento da empresa esteja voltado à modernidade, talvez as redes sociais tragam os melhores candidatos.

Converse com outros franqueados

Pelo fato de uma rede de franquia ser constituída por várias unidades, as quais têm donos diferentes, uma das vantagens de ser um franqueado é a troca de informações entre os investidores. Além do suporte prestado pela matriz, esse networking ajuda os empreendedores a vencer mais facilmente os desafios do dia a dia.

Um dos assuntos que pode ser abordado é a contratação de colaboradores. Procure saber qual é o processo adotado pelos outros proprietários, assim como os melhores locais para encontrar bons candidatos.

Invista em treinamento e capacitação

É comum o novo colaborador não chegar em sintonia com a cultura organizacional de franquia. Por isso, mesmo que esse profissional tenha o perfil procurado, é fundamental fazer um treinamento para que ele se adeque aos processos internos adotados pela empresa. Para isso, é recomendado que o franqueado incentive o colaborador a participar dos treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Nesse momento é preciso ter muita calma, principalmente quando a unidade está no início, pois é comum esse contratado cometa vários erros. Contudo, é preciso criar uma maior integração entre a equipe, para que a empresa possa prosperar.

Como é possível perceber, não é tão simples o processo de contratar uma equipe para a sua franquia. São muitos detalhes que devem ser observados para que o empreendedor consiga encontrar o melhor colaborador. No entanto, pelo fato do franqueador ceder o modelo de negócio, ele também auxilia nessa atividade, de modo a deixá-la mais simples para o franqueado.

Caso você queira saber mais sobre este assunto, entre em contato conosco. Teremos o prazer em responder todas as suas dúvidas. Até a próxima!